- PUBLICIDADE -

Hospital Regional de Taguatinga inicia força-tarefa para cirurgias de catarata

Com turnos extras, gestão pretende dar celeridade aos procedimentos

Os pacientes do Hospital Regional de Taguatinga, que estão na fila de espera por uma cirurgia de catarata desde 2017, começaram a ser operados nesta terça-feira (2) em uma força-tarefa montada pela unidade de saúde. O objetivo da ação é dar celeridade aos procedimentos e beneficiar os 1,2 mil pacientes que estão na fila de espera.

Para alcançar esse objetivo, foram organizados três turnos extras para a realização dos procedimentos. “Queremos diminuir a fila de espera. Com esses turnos que temos a mais é possível conseguir isso. Eu creio que vamos diminuir bastante a fila como um todo”, afirma o Responsável Técnico da Oftalmologia, José Alberto Paiva de Aguiar Júnior.

Os pacientes que estão à espera de cirurgia no HRT foram cadastrados em um sistema administrado pelo próprio hospital. Júnior relata que, durante o ano de 2017, a manutenção nos equipamentos não foi realizada devido à falta de contrato. Com as máquinas paradas a fila aumentou e a espera pela cirurgia também.

“Chamar um paciente que está na fila de espera desde 2018 na rede pública pode-se considerar normal. Mas não considero normal nem justo que alguém esteja a quase três anos aguardando. Por isso estamos fazendo essa mobilização para atender aos pacientes do HRT”, explicou o médico. Atualmente existe um contrato de manutenção e os equipamentos estão em pleno funcionamento.

ECONOMIA – Na Unidade Oftalmológica do HRT, os pacientes com indicação cirúrgica não realizam os exames de imediato para não perder a validade, que é de seis meses. Os pedidos de exames são entregues ao paciente somente no momento em que ele for chamado para a cirurgia.

“Os exames são solicitados com tempo suficiente para a sua realização. Assim, não se perdem nem a cirurgia nem os exames, gerando redução de gastos públicos, pois, são feitos apenas uma vez”, esclarece José Alberto.

A orientação, para quem necessita de cuidados oftalmológicos, é consultar o médico da família na unidade básica de saúde mais próxima de sua casa. Esse médico fará o encaminhamento conforme o problema do paciente. Somente com a consulta ao oftalmologista que será realizado o diagnóstico e a prescrição para o procedimento indicado para cada caso.

CATARATA – O oftalmologista esclarece que a opacificação do cristalino do olho surge, geralmente, com o avançar da idade. “O principal motivo do aparecimento da catarata é o envelhecimento do próprio organismo. É uma doença específica do idoso. Não quer dizer que o jovem não possa ter”.

Segundo ele, “no paciente diabético, a doença pode aparecer mais cedo. Além disso, um trauma também pode desenvolver a catarata. Mas ela é uma patologia típica do idoso e a cirurgia é curativa. O paciente volta a enxergar”.

Para a realização das operações, os médicos têm dois aparelhos facoemulsificador e dois microscópios cirúrgicos disponíveis. O médico conta que, para dar início à ampliação do número de procedimentos, foram conferidos os estoques de insumos junto à Farmácia Central para que as intervenções aconteçam sem imprevistos.

Josiane Canterle, da Agência Saúde

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -