- PUBLICIDADE -

Unidade Básica de Saúde é a porta de entrada para emergências odontológicas

Problema pode ser resolvido na hora ou encaminhado a centros de especialidades

Sentiu aquela dor de dente? Corra para a Unidade Básica de Saúde (UBS, antigos centros de saúde) mais perto da sua casa. A UBS é o local indicado para o pronto atendimento de urgências e emergências odontológicas, onde serão feitos procedimentos para resolver a dor.

“O atendimento obedece a uma classificação de risco. Os mais graves são atendidos na hora e aqueles de menor gravidade são agendados para o turno seguinte ou marcados para a demanda programada”, explica a referência técnica distrital de Saúde Bucal, Synthia Ribeiro.

Quando é preciso seguir com um tratamento específico, a demanda é encaminhada aos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO). São 11, ao todo, distribuídos em todas as regiões de saúde do Distrito Federal.

“O CEO, que tem acesso regulado, oferta serviços nas especialidades de endodontia, cirurgia oral menor, periodontia, odontologia para pessoa com deficiência e diagnóstico bucal”, explica Synthia.

DEMANDA – Em um ano, foram realizados 72 mil atendimentos, uma média de 6 mil mensais. As unidades mais demandadas são os centros de especialidades dos hospitais regionais da Asa Norte e do Gama, e também a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Sebastião. As três, juntas, somaram 16.292 atendimentos.

Além dos 11 centros já em funcionamento, estão em fase final de credenciamento e habilitação os CEOs dos hospitais do Guará e da Região Leste (antigo Hospital Regional do Paranoá). Os centros já existentes estão localizados nos hospitais de Sobradinho, Planaltina, Santa Maria, Taguatinga, Ceilândia, Asa Norte e Materno Infantil de Brasília, além de Policlínica de Taguatinga, UBS 11 de Ceilândia, da 712 Sul e Hospital Universitário de Brasília (HUB).

Alline Martins, da Agência Saúde

Fotos: Mariana Raphael/Saúde-DF

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -