Transformação no Sol Nascente: obras estruturantes impulsionam economia local e geram novas oportunidades

Published On: 15/07/2025 13:05

Compartilhar

Com mais de R$ 630 milhões em investimentos, região recebe melhorias em infraestrutura que favorecem a abertura de comércios e valorizam imóveis

O Sol Nascente/Pôr do Sol, antiga região considerada uma das maiores ocupações urbanas da América Latina, está passando por uma transformação histórica. Com mais de R$ 630 milhões em investimentos em infraestrutura, o Governo do Distrito Federal (GDF) está promovendo mudanças significativas nas condições de vida dos moradores e criando um ambiente propício ao surgimento de novos negócios e empregos.

As obras abrangem pavimentação asfáltica, drenagem, redes de água e esgoto, calçadas, meios-fios e sinalização viária, além de equipamentos públicos que impulsionam a qualidade urbana da região. Segundo a Secretaria de Obras e Infraestrutura, cerca de 70% dos serviços já foram executados, beneficiando diretamente milhares de famílias.

> “A infraestrutura atrai investimentos, fortalece o comércio e valoriza os imóveis. Hoje, o Sol Nascente vive uma nova realidade, com mais dignidade e perspectivas para a população”, destaca o secretário de Obras, Luciano Carvalho.

Expansão comercial e geração de renda

Com ruas asfaltadas e melhor mobilidade, a população começou a investir em pequenos negócios. Padarias, mercadinhos, farmácias, salões de beleza e oficinas mecânicas se multiplicam nos setores que receberam as melhorias, especialmente nas áreas 1, 2 e 3 do Setor Habitacional Sol Nascente.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, houve um aumento de 23% no número de registros de microempreendedores individuais (MEIs) na região no último ano. O movimento está diretamente ligado às obras de urbanização, que oferecem segurança jurídica e maior circulação de pessoas e veículos.

Obra com impacto social e urbanístico

Além do impacto econômico, os investimentos representam um salto na qualidade de vida dos moradores. O escoamento adequado das águas pluviais e o fim da poeira e da lama nas ruas ajudam a reduzir problemas respiratórios e acidentes, principalmente no período chuvoso.

A construção de praças, quadras poliesportivas, parques infantis e ciclovias também contribui para o bem-estar e a convivência comunitária. Moradora há mais de 15 anos da região, a comerciante Ana Cláudia da Silva conta que a realidade mudou completamente: “Antes, aqui era só buraco e lama. Hoje, tenho uma loja que funciona bem, e meus filhos brincam com segurança na praça”.

Compromisso com as cidades que mais crescem

O Sol Nascente/Pôr do Sol é uma das regiões administrativas que mais crescem no DF, com mais de 100 mil habitantes. Atento a esse cenário, o GDF tem mantido foco em projetos de infraestrutura urbana, moradia e equipamentos públicos, como escolas, UBSs e terminais de transporte.

A vice-governadora Celina Leão reforça que os investimentos fazem parte de um plano amplo de desenvolvimento sustentável:

“Estamos investindo onde o povo mais precisa. Essas obras são uma resposta concreta do Estado à luta histórica por reconhecimento e inclusão social”. Ressaltou Celina.

Faça um comentário