GDF: Modernização hídrica fortalece agricultura no Núcleo Rural Rio Preto
Compartilhar
Mais de 300 famílias serão beneficiadas com novos canais de irrigação e tanques instalados; governador também autorizou obras de esgoto no setor Estância
O governador Ibaneis Rocha inaugurou, neste sábado (4), a primeira etapa das obras de modernização da infraestrutura hídrica no Núcleo Rural Rio Preto, em Planaltina. Além da entrega, o chefe do Executivo assinou a ordem de serviço para o início da construção do sistema de esgotamento sanitário no setor Estância, também na região.
“Estamos trazendo o que eu chamo de segurança hídrica para os nossos produtores. Esse trabalho fortalece desde o plantio até a comercialização, já que contamos com programas de aquisição de alimentos que abastecem, por exemplo, a merenda escolar. É uma ação feita a muitas mãos, e nosso agradecimento vai para os produtores que há anos aguardavam por essa estrutura. Com ela, vamos ampliar a produção e garantir sustentabilidade alimentar para o Distrito Federal”, afirmou o governador.
Nesta primeira fase, foram entregues 6,5 quilômetros de canais de irrigação e 60 tanques lonados, com capacidade total de aproximadamente 25 milhões de litros de água — cada unidade armazena até 405 mil litros. O projeto completo prevê a instalação de 247 reservatórios e a construção de 16,5 quilômetros de canais, beneficiando diretamente cerca de 300 famílias de produtores que vivem nas 247 propriedades da região, considerada o coração da agricultura irrigada do DF.
Com a expansão, os agricultores terão maior segurança no cultivo, além de melhores condições de acesso a programas de incentivo e comercialização. Já a implantação do sistema de esgoto no setor Estância deve melhorar a qualidade de vida dos moradores e reforçar a preservação ambiental da região.

