Ações do Governo Lula colocam em risco serviços essenciais no Distrito Federal
Compartilhar
O governo federal anunciou a intenção de revisar o cálculo do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), recurso fundamental para o financiamento de áreas estratégicas como saúde, segurança e educação na capital do país
A proposta, liderada pelo ministro Fernando Haddad, prevê vincular o reajuste do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), substituindo a atual referência pela Receita Corrente Líquida da União. Especialistas estimam que essa mudança pode causar perdas de até R$ 800 milhões já em 2025 e acumular um impacto negativo de até R$ 12 bilhões nos próximos anos, comprometendo a manutenção de serviços essenciais.
O governador Ibaneis Rocha alertou que a medida não afetará apenas os brasilienses, mas também os órgãos nacionais e internacionais que dependem da infraestrutura local. Já o secretário de Economia, Ney Ferraz, destacou que a proposta pode levar ao colapso no atendimento de hospitais, escolas e delegacias.
Precisamos que autoridades e toda a população se mobilizem e compartilhem essa situação. O Distrito Federal precisa da sua voz para impedir que essa mudança prejudique os serviços essenciais e comprometa a qualidade de vida de seus habitantes.