Ao menos quatro pessoas ficaram feridas durante operação policial no Complexo de Israel, na zona norte do Rio de Janeiro, na tarde desta quarta-feira (12). Durante o confronto, um helicóptero e da Polícia Militar e um ônibus foram atingidos por tiros. A aeronave precisou fazer pouso forçado.
Um dos feridos foi encaminhado ao Hospital Getúlio Vargas, na Penha, na zona norte. Segundo o hospital, o quadro de saúde dele é estável. Duas pessoas foram levadas para o Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Duque de Caxias, informou que um dos pacientes deverá receber alta hospitalar após ser atendido e o outro foi medicado e já recebeu alta hospitalar.
De acordo com nota divulgada pela Polícia Civil, o objetivo da operação foi checar informações de inteligência sobre uma facção criminosa que atua na região. A ação, segundo a Polícia Civil, é realizada nas comunidades de Parada de Lucas e Vigário Geral, na região do Complexo de Israel.
A operação resultou em intenso tiroteio e no fechamento da Avenida Brasil e Linha Vermelha, duas das principais vias do Rio de Janeiro.
Pessoas precisaram deixar seus veículos e se deitar no asfalto. Moradores relataram o tiroteio nas redes sociais e o pavor vivido.
Helicóptero
Em nota, a PM informou que, durante a ação, um helicóptero do Grupamento Aeromóvel da Corporação foi atingido e precisou fazer um pouso para avaliar as condições da aeronave. Nesta ocorrência não houve feridos.
Segundo o Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro – Rio Ônibus, um ônibus que circulava na linha 774 (Madureira x Jardim América) também foi atingido por um tiro.
Este é o segundo dia consecutivo que a Avenida Brasil é fechada por causa de tiroteios. Nesta terça-feira (11), foi realizada uma operação policial na Vila Kennedy, na zona oeste do Rio.
*Colaboraram Vinícius Lisboa e Cristina Indio do Brasil
Título atualizado às 18h52 para informar núimero atualizado de feridos
Fonte: Agência Brasil