Aqui News

Avanços em governança digital e sustentabilidade são tema de painel no Brasília Mais TI

Os recentes avanços na governança digital no Distrito Federal foram reconhecidos por representantes do setor empresarial e dos poderes Legislativo e Executivo durante painel, realizado nesta quarta-feira (27), na 6ª Mostra de Tecnologia Brasília Mais TI no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, Leonardo Reisman, destacou algumas das principais políticas públicas de governança digital e sustentabilidade implementadas pelo Poder Executivo local. “O Governo do Distrito Federal tem duas importantes iniciativas nestas áreas. A primeira delas é o aplicativo do Detran Digital, o qual possibilita que o cidadão tenha acesso a uma enorme variedade de serviços. O programa Reciclotech, por sua vez, tem como eixo central o recondicionamento e a reciclagem de equipamentos eletrônicos, bem como a inclusão digital de jovens e adultos”, afirmou.

O debate foi centrado na importância da articulação entre os diferentes atores do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação | Foto: Divulgação/Secti-DF

Reisman também anunciou que a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF) prepara, em parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa (FAPDF), um projeto piloto para calcular o índice de neutralização de carbono das ações do Reciclotech.

A mesa-redonda contou com a participação da presidente da Frente Parlamentar para a Economia Digital e Desenvolvimento Tecnológico, deputada distrital Jane Klébia, e de Gilberto Lima, dirigente do Instituto Illuminante. O debate foi centrado na importância da articulação entre os diferentes atores do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação para que o setor conquiste ainda mais avanços em termos de governança digital.

Segundo Lima, o poder público tem reconhecido os impactos da inovação na matriz econômica e, especialmente, social, como forma de melhorar o acesso dos cidadãos aos serviços.

Até quinta-feira (28), o evento reúne empresários, startups, especialistas, estudantes e representantes do setor público para tratar dos impactos da transformação digital para a sociedade e a importância das soluções tecnológicas inteligentes, sustentáveis e inovadoras

“O Distrito Federal também tem excelentes iniciativas, mas os processos ainda ocorrem de forma isolada. É necessário que todos os setores estejam envolvidos nesse processo de transformação e comprometidos com a integração eficiente de soluções, evitando disputas entre atores governamentais que possam dificultar a interoperabilidade de dados e sistemas”, frisou Lima.

Na ocasião, a deputada Jane ressaltou as barreiras enfrentadas pelo legislativo na condução de políticas públicas. “Às vezes, encontramos dificuldades com interlocutores que não possuem um conhecimento profundo sobre o assunto e não entendem a urgência de avançarmos rapidamente nessa questão. Contudo, sou otimista, pois vejo que o governo tem percebido a necessidade de empenhar mais esforços para enxergar a tecnologia como motor do desenvolvimento e para fortalecer a disseminação de soluções tecnológicas em todas as esferas do governo”, disse a parlamentar.

A vice-presidente do Sindicato da Indústria da Informação do Distrito Federal (Sinfor), Maria das Dores da Silva Santos, concordou com os desafios apresentados por Gilberto Lima, mas destacou o cenário como uma oportunidade. “Como são poucas as pessoas que lidam diretamente com a questão da tecnologia, torna-se mais fácil propor soluções assertivas e realizar consultorias para os governos sobre as necessidades do setor produtivo”, observou Silva.

Até quinta-feira (28), o evento reúne empresários, startups, especialistas, estudantes e representantes do setor público para tratar dos impactos da transformação digital para a sociedade e a importância das soluções tecnológicas inteligentes, sustentáveis e inovadoras.

As discussões abordam temas que vão desde como evitar que a Inteligência Artificial destrua a criatividade nas empresas até neuroengenharia e experiências imersivas. Reconhecido como o maior encontro de tecnologia e inovação do Centro-Oeste, a iniciativa ainda oferece um torneio de robótica, hackathon e espaço para networking.

*Com informações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF)

Fonte: Agência Brasília

Sair da versão mobile