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Franquias fecham 2022 com faturamento de R$ 63,8 bilhões, 12,6% acima do ano anterior

Por Ricardo Ulivestro

O setor de franquias encerrou o último trimestre de 2022 com um faturamento de R$ 63,8 bilhões, o que representa um aumento de 12,6% em relação ao registrado no mesmo período do ano anterior. Essas informações foram divulgadas pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

De acordo com a ABF, o setor conseguiu recuperar o seu nível anterior à pandemia de covid-19, em termos de faturamento. Em 2019, antes da crise, o faturamento foi de R$ 186,7 bilhões. No ano seguinte, a receita foi de R$ 211,4 bilhões, o que representa um aumento de 14,3% em relação a 2021, quando o faturamento foi de R$ 185 bilhões.

A associação estima que cada unidade de franquia gera, em média, nove empregos diretos. Em 2022, o setor gerou 1.589.276 postos de trabalho, o que representa um aumento de 12,6% em relação a 2021 (1.411.319 vagas) e de 17% em comparação a 2019 (1.358.139 vagas).

De acordo com o professor de economia Mauro Sayar, o crescimento do setor de franquias durante a pandemia pode estar relacionado à busca dos brasileiros por soluções, devido à queda na renda e ao desemprego. Ele afirma que “talvez o crescimento do franchising em unidades esteja relacionado, primeiro, a essa perspectiva de tentar encontrar alternativas em um contexto tão adversário, e segundo, a repensar a própria carreira e dinâmica”.

Para este ano, a expectativa é que o faturamento do setor cresça entre 9,5% e 12%, e que o número de empregos no setor também aumente em 10%.

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