15.6 C
Distrito Federal
quarta-feira, 23 junho, 2021 - 00:29 AM

Projeto Vida por Vidas arrecada cerca de 200 bolsas de sangue no DF

A previsão é de que até o final do mês de abril o projeto conte com mais de 300 doadores

Com o avanço da pandemia do novo coronavírus, hemocentros brasileiros registraram um baixo volume no estoque de sangue. Por outro lado, a demanda de sangue nas unidades de saúde se mantém elevada.

Para atendê-la e ajudar a salvar vidas, jovens Adventistas de oito países da América do Sul organizam ações sistemáticas. Eles são oriundos de Brasil, Argentina, Chile, Peru, Equador, Bolívia, Uruguai e Paraguai.

No Distrito Federal não é diferente. Um grupo de aproximadamente 60 pessoas, que participam do projeto Vida por Vidas, realiza doação de sangue durante este sábado (27) no Hemocentro São Lucas no Hospital Brasília. No último sábado também aconteceram doações no Hemocentro da Asa Norte e em Luziânia. Até o momento, o grupo já doou cerca de 200 bolsas de sangue. A previsão é de que até o final do mês de abril o projeto conte com mais de 300 doadores.

A Coordenadora do Hemocentro São Lucas, Eliana Bordignon, destaca que o projeto Vida por Vidas é de suma importância para o abastecimento do Hemocentro. “Estamos vivendo um momento muito difícil devido à pandemia. Muitos pacientes estão precisando de transfusão de sangue, aumentou muito a demanda, e as doações estão bem reduzidas. Mas graças a esse grupo de jovens a nossa necessidade está sendo suprida”, destaca Eliana.

A voluntária Vitória Silva veio de Taguatinga para realizar a doação. Para ela é um gesto de empatia com aqueles que estão precisando. “No começo tive resistência para doar. Mas desde que comecei sou uma doadora assídua. Faço a doação pensando no próximo. Estamos vivendo um momento difícil e precisamos pensar naqueles que estão precisando de sangue”, conta Vitória.

Para os Adventistas, suprir as necessidades dos estoques de sangue nos hospitais e hemocentros por meio da doação no período da Semana Santa lembra o sacrifício de Jesus na cruz para salvar a humanidade. “Na semana que antecede a Semana Santa, que fala do Cristo que deu o seu sangue por nós, somos nós que vamos doar o nosso sangue por alguém também”, menciona o líder dos jovens Adventistas para Brasília e Entorno, Forlan Oliveira.

*Sobre o projeto*

A coordenadora do projeto, Jessica Rocha, explica que o Vida por Vidas nasceu de uma iniciativa voluntária de jovens adventistas em 2005.

“Desde então, vem mobilizando milhares de doadores de sangue e medula óssea na América do Sul anualmente, principalmente no período da Páscoa – embora as campanhas se estendam ao longo dos meses”, conclui Jessica.

 

Fonte: Ascom APlaC

Continue Lendo

Redes Sociais

22,042FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -