Celina Leão firma parceria com a Uber e reforça integração com a PMDF para segurança em corridas

Published On: 24/04/2025 18:59

Compartilhar

Acordo inédito no DF permite acesso emergencial a dados de viagens em tempo real pela Polícia Militar

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, participou nesta quarta-feira (24) da assinatura de um acordo de cooperação entre o Governo do DF e a plataforma Uber. A iniciativa permitirá que a Polícia Militar tenha acesso emergencial a informações de corridas, como trajeto, dados do motorista e do passageiro, em casos de risco ou ocorrências em andamento.

Durante a cerimônia, Celina destacou a importância da tecnologia como aliada na promoção de segurança pública e no enfrentamento à violência, especialmente contra mulheres. “Essa parceria é um avanço concreto. Estamos integrando forças e garantindo que, em situações de emergência, a resposta seja rápida, eficiente e preventiva. Isso salva vidas”, afirmou.

A medida representa mais uma ação do Governo do Distrito Federal no fortalecimento das políticas de proteção e segurança, sobretudo para mulheres, que frequentemente utilizam o transporte por aplicativo. “É uma pauta de segurança, mas também de proteção da mulher e dos mais vulneráveis”, acrescentou a vice-governadora.

O acordo foi celebrado ao lado do secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, da secretária da Mulher, Giselle Ferreira, da comandante-geral da PMDF, Coronel Ana Paula Habka, e do gerente de Políticas Públicas da Uber no Brasil, Analu Cordeiro.

A comandante da PM destacou que a ferramenta permitirá atuação imediata da corporação em casos suspeitos. Já o subsecretário de Integração de Políticas em Segurança Pública, Jasiel Fernandes, ressaltou que a inovação fortalece o monitoramento e a prevenção de crimes.

Representando a Uber, Analu Cordeiro e o gerente de Comunicação para Assuntos de Segurança, Yuri Villacorta, reforçaram o compromisso da empresa em colaborar com autoridades e aprimorar os mecanismos de segurança para todos os usuários da plataforma.

Faça um comentário