Com articulação de Pepa, Ibaneis autoriza início das obras do viaduto de Planaltina DF
Compartilhar
Com aporte de mais de R$ 45 milhões, estrutura ligará a BR-020 à DF-128; governador destacou melhorias na mobilidade e anunciou novos equipamentos públicos para Arapoanga
Planaltina do Distrito Federal viveu um dia histórico nesta sexta-feira (29), com a assinatura da autorização para o início das obras do viaduto que vai interligar a entrada da Estância e a saída para Planaltina de Goiás. Orçada em quase R$ 46 milhões, a estrutura vai conectar a BR-020 à DF-128, garantindo mais fluidez no trânsito, segurança viária e qualidade de vida para milhares de usuários.
O evento ocorreu por volta das 11h30, com a presença do governador Ibaneis Rocha, da vice-governadora Celina Leão, do secretário de Governo José Humberto, do deputado distrital Pepa, do administrador regional de Planaltina, Wesley, e também do administrador de Arapoanga, Sérgio Araújo.
Discursos de agradecimento e reconhecimento
O administrador Wesley abriu a solenidade agradecendo o empenho da equipe de governo e ressaltando a relevância da obra. “Esse é um presente para os moradores de chácaras e condomínios do setor, além de desafogar o trânsito para Planaltina de Goiás e Formosa”, destacou.
Na sequência, o presidente do DER, Fauzi Nacfur Júnior, frisou a importância da estrutura e enalteceu a parceria com a gestão de Ibaneis e Celina, que têm priorizado investimentos em mobilidade.
Visivelmente emocionado, o deputado Pepa fez questão de reconhecer o trabalho do governador. “Antes de Ibaneis, Planaltina era esquecida. Os benefícios paravam em Sobradinho. Hoje vivemos uma nova realidade: duplicação da BR-020, obras estruturantes e, futuramente, o BRT chegando à região Norte”, comemorou.
Compromisso com a mobilidade e o social
Em seu discurso, Ibaneis lembrou do passado de dificuldades para chegar a Planaltina. “Antes de eu ser governador, levávamos até duas horas para vir a eventos aqui. Hoje é diferente. E esse viaduto trará ainda mais fluidez, beneficiando tanto os moradores do DF quanto os de cidades vizinhas, como Planaltina de Goiás, Formosa e São Gabriel”, afirmou.
O governador, em tom descontraído, disse gostar de visitar Planaltina por se sentir mais perto do Piauí, sua terra natal. Ele também adiantou que em abril Celina assumirá interinamente o comando do Buriti e, provavelmente em junho de 2026, será responsável por entregar o tão sonhado viaduto.
Além da obra viária, Ibaneis reforçou novos investimentos para o Arapoanga. A região receberá uma UPA e também uma creche, que vai ampliar a oferta de vagas e garantir às mães mais oportunidades de trabalho e renda. “As filas nas creches hoje são mínimas, e fico muito feliz de ver a redução na espera das crianças”, acrescentou.
Um legado de integração e desenvolvimento
O viaduto da entrada de Planaltina representa um marco para a mobilidade da região Norte e do Entorno, integrando de forma mais eficiente o Distrito Federal às cidades goianas vizinhas. Para as autoridades presentes, a obra não é apenas de engenharia, mas um símbolo de transformação social, econômica e urbana para milhares de famílias.