Comunicador do Futuro capacita jovens e adultos do Recanto das Emas para o mercado criativo

Published On: 13/01/2025 16:42

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Com o objetivo de abrir portas para novas carreiras e desenvolver habilidades em comunicação e audiovisual, a terceira edição do projeto Comunicador do Futuro chegou ao Recanto das Emas. Por lá, cerca de 100 alunos serão capacitados em diferentes modalidades pelo programa que conta com fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF). A partir desta segunda-feira (13), são ofertados cursos gratuitos de fotografia, produção audiovisual, operação de áudio e gestão de redes sociais.

O projeto Comunicador do Futuro está no Recanto das Emas para capacitar cerca de 100 alunos em modalidades como fotografia, produção audiovisual, operação de áudio e gestão de redes sociais | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

“Idealizamos o projeto de forma conjunta, pensando no crescimento tecnológico e nas demandas de jovens e adultos das regiões do DF. Nosso objetivo é ativar essas habilidades, principalmente entre aqueles que não teriam condição de pagar por cursos assim”, explica a coordenadora do Comunicador do Futuro, Dilma Imai.

Com investimentos de R$ 899,8 mil, viabilizados por meio de emenda parlamentar do deputado distrital Daniel Donizet, o programa já capacitou mais de 300 pessoas em Samambaia e Ceilândia, com previsão de chegar ao Paranoá na próxima edição.

O Comunicador do Futuro já capacitou mais de 300 pessoas em Samambaia e Ceilândia; depois de passar pelo Recanto, o programa deve seguir para o Paranoá

O impacto dos cursos vai além do aprendizado técnico. A iniciativa também visa fomentar o empreendedorismo local e contribuir para a economia criativa. “O projeto viabiliza oportunidades para que jovens possam se capacitar e, assim, aumentar a chance de entrarem em um mercado de trabalho competitivo, que precisa de novos talentos. Ao apoiar esses projetos, nós contribuímos para o desenvolvimento da economia criativa do DF e, principalmente, para a melhoria da perspectiva de futuro desses jovens”, afirmou o secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes.

Entre os participantes, o cantor Rogério Souza, de 35 anos, já é conhecido pela equipe técnica. Em seu quarto curso, o aluno pretende expandir o aprendizado: “Eu participei das edições anteriores com aulas de audiovisual, fotografia, gestão de redes e agora estou me especializando em operação de áudio. Esses conhecimentos agregam muito no meu trabalho, porque eu sou da área artística, e melhoram a minha presença nas redes sociais também”.

O maquiador e cabeleireiro Júnior Carvalho, 28, também é exemplo de como o programa pode impulsionar carreiras. Após concluir o curso de gestão de redes sociais, ele percebeu um aumento significativo na clientela, inclusive atendendo personalidades e clientes de fora de Brasília.

“Eu tive um resultado tão bom e satisfatório com o primeiro curso que fiz que decidi participar novamente”, explica Júnior. “Todo ano as plataformas atualizam alguma coisa e, como foi um curso que realmente me deu resultado e retorno, decidi fazer de novo para continuar entregando um trabalho legal, que as pessoas gostem e se interessem em procurar por um dos meus serviços.”

O maquiador e cabeleireiro Júnior Carvalho está fazendo o curso de gestão de redes sociais pela segunda vez: “Eu tive um resultado tão bom e satisfatório com o primeiro curso que fiz que decidi participar novamente”

Para o professor Paulo Sérgio Freitas, mais conhecido como Chokolaty, responsável pelas aulas de audiovisual, a experiência é gratificante. “Os alunos muitas vezes chegam sem noção do tamanho e da grandeza do mercado nessa área. Aqui, eles descobrem diversos nichos”, acrescenta.

Fonte: Agência Brasília

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