Conscientização destaca importância do diagnóstico precoce da esclerose múltipla
Compartilhar
Doença crônica afeta sistema nervoso central e atinge mais de mil pessoas no Distrito Federal
Silenciosa e muitas vezes confundida com outras condições de saúde, a esclerose múltipla (EM) é uma doença crônica que compromete o sistema nervoso central e afeta cerca de 40 mil brasileiros – sendo aproximadamente 1,2 mil apenas no Distrito Federal. Neste sábado (30), o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla chama a atenção para a relevância da informação e do diagnóstico precoce.
A enfermidade ocorre quando o sistema imunológico ataca a bainha de mielina – estrutura que reveste e protege os neurônios –, gerando inflamações que comprometem temporariamente funções neurológicas em episódios conhecidos como surtos.
“Embora não tenha cura, a doença pode ser controlada com acompanhamento médico contínuo e tratamento adequado. Felizmente, a esclerose múltipla não apresenta altos índices de mortalidade”, explica a neurologista e referência técnica da Secretaria de Saúde (SES-DF), Stephanie Almeida.
Segundo a especialista, os principais objetivos da terapêutica são reduzir inflamações, aumentar os intervalos entre os surtos e proporcionar maior qualidade de vida às pessoas diagnosticadas