Aqui News

Culinária Social une capacitação em gastronomia e segurança alimentar no Distrito Federal

Com a missão de transformar vidas por meio da gastronomia, o Instituto Culinária Social (ICS),em parceria com a Secretaria da Família e Juventude do DF (SEFJ-DF), lança o projeto Culinária Social, iniciativa que alia capacitação profissional à luta contra a fome. O lançamento será sábado (30), às 10h, na Praça Central da Estrutural, em frente à sede do ICS. Na ocasião, será servida a tradicional Galinhada do Amor da chef Ada Silva.

O Culinária Social oferece formação gratuita em gastronomia para 270 pessoas, com cursos que vão desde confeitaria e panificação até culinária saudável e chocolataria, com destaque para técnicas culinárias voltadas ao empreendedorismo. As inscrições podem ser feitas a partir deste link.

Impacto social

Além dos cursos de gastronomia, o projeto Culinária Social é voltado ao empreendedorismo | Foto: Divulgação/ SEFJ

Além da capacitação profissional, o Culinária Social reforça o compromisso com a solidariedade alimentar por meio da entrega de 200 refeições diárias da Galinhada do Amor. As refeições são distribuídas na Praça do Cidadão, às segundas, terças e quintas-feiras; e no Setor Comercial Sul, próximo à Caixa Econômica Federal, às quartas-feiras.

Desde a fundação, o ICS demonstra que a gastronomia é uma força transformadora capaz de alimentar sonhos e construir pontes para um futuro melhor. O Culinária Social é a materialização desse ideal, unindo pessoas, promovendo dignidade e mostrando que o sabor da solidariedade é o ingrediente principal para a mudança que queremos ver no mundo.

“Comecei a trabalhar com o social em 1999. De lá para cá, criei três projetos que marcaram minha jornada: o Capacitando Vidas, a Galinhada do Amor e o Cesta Básica Solidária. Foi a partir dessas iniciativas que nasceu o Instituto Culinária Social, com a missão de transformar vidas por meio da gastronomia”, afirma a chef Ada Silva, presidente do Instituto Culinária Social.

A SEFJ-DF é apoiadora do projeto e avalia a iniciativa como uma ferramenta importante de geração de renda para as famílias em situação de vulnerabilidade. “Essa é uma oportunidade para que famílias em situação de vulnerabilidade possam adquirir novos conhecimentos e iniciar a mudança da realidade econômica em que vivem. Acredito que projetos como esse resgatam a dignidade das pessoas e as fazem sonhar novamente com possibilidades que até então eram desconhecidas”, afirma o secretário da Família e Juventude, Rodrigo Delmasso.

Confira os cursos do Culinária Social

⇒ Confeitaria – Faça e Venda: 2/12 a 6/12
⇒ Panificação (pães artesanais e panetones): 9/12 a 13/12
⇒ Pizzas e croissant: 16/12 a 20/12
⇒ Sobremesas diet e light: 13/1/2025 a 17/1/2025
⇒ Culinária saudável (sem glúten e sem lactose): 20/1/2025 a 24/1/2025
⇒ Confeitaria (bolos e doces): 27/1/2025 a 31/1/2025
⇒ Salgados assados: 3/2/2025 a 7/2/2025
⇒ Quitutes: 10/2/2025 a 14/2/2025
⇒ Chocolataria (bombons, trufas, ovos de Páscoa): 17/2/2025 a 21/2/2025.

*Com informações da SEFJ-DF

Fonte: Agência Brasília

Sair da versão mobile