Deputado Robério Negreiros dá boas-vindas a mais de 1,5 mil alunos do 1º Ciclo do RenovaDF de 2025
Compartilhar
O programa de qualificação profissional, idealizado com apoio do parlamentar, já formou quase 30 mil pessoas e restaurou mais de 2,4 mil espaços públicos no DF
Na manhã desta quarta-feira (22), o Ginásio Regional de Esportes do Cruzeiro foi palco do lançamento do 1º ciclo do maior programa de qualificação profissional e inclusão social do Brasil, o RenovaDF. O deputado distrital Robério Negreiros (PSD), um dos idealizadores da iniciativa, marcou presença no evento e deu boas-vindas aos mais de 1,5 mil alunos contemplados nesta nova etapa.
Com a geração de emprego e renda como uma de suas principais bandeiras, o distrital reforçou seu apoio por meio da destinação de emendas para a continuidade do programa. “Sabemos que não adianta só a vontade política, pois sem os recursos nada sai do papel. E, hoje, temos essa vontade tanto do Legislativo quanto do Executivo”, destacou Robério.
“Programas como este ajudam a ter o sonhado emprego, que é o que dá dignidade às pessoas”, complementou ao mencionar que a iniciativa não apenas qualifica, mas também gera novas perspectivas para quem busca crescimento profissional.
*Seis mil capacitações até o fim do ano*
O Governo do Distrito Federal prevê qualificar cerca de 6 mil pessoas neste ano, com 10% dessas vagas destinadas para pessoas em situação de vulnerabilidade. Desde 2021, a iniciativa capacitou quase 30 mil alunos, passando por 27 regiões administrativas e restaurando mais de 2,4 equipamentos públicos, como praças, parquinhos, quadras poliesportivas, campos sintéticos de futebol, vilas olímpicas e viadutos.
*Sobre o RenovaDF*
O RenovaDF é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda em parceria com a Secretaria de Governo e busca atender demandas de restaurações das administrações regionais. O programa reúne cursos de iniciação profissional, aplicados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF).
Os alunos são capacitados como profissionais de auxiliar de manutenção com noções de diferentes profissões, como jardineiro, serralheiro, pintor e pedreiro. O curso tem duração de 240 horas (três meses) e os trabalhadores recebem, pela execução dos serviços, salário mínimo, auxílio-transporte e contam com seguro contra acidentes pessoais.
Para participar, o interessado precisa ter, pelo menos, 18 anos e residir no DF, em situação de desemprego e nato, naturalizado ou estrangeiro em situação regular no país.
Informações ASCOM do deputado Robério Negreiros.