- PUBLICIDADE -

A população do Distrito Federal (DF) terá acesso a consultas e exames médicos gratuitos por meio de um formato itinerante

Esse novo modelo de atendimento visa levar serviços de saúde a diferentes regiões, facilitando o acesso para moradores de áreas mais distantes ou de difícil acesso. A iniciativa busca reduzir as filas e a espera por procedimentos médicos, promovendo uma atenção à saúde mais eficaz e abrangente para todos os cidadãos do DF.

Os serviços serão disponibilizados em diversas áreas do Distrito Federal. O investimento da Secretaria de Saúde para essa iniciativa chega a quase R$ 14 milhões. A proposta é oferecer um atendimento mais próximo e acessível, garantindo que a população receba os cuidados necessários de forma rápida e eficiente.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) firmou uma parceria com o Instituto Brasileiro de Assistência à Saúde (Ibras) para implementar um projeto que visa democratizar o acesso aos serviços de saúde na região. Conforme o Termo de Fomento, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) nesta terça-feira (25), o projeto oferecerá atendimentos essenciais em um formato itinerante e sem custos para a população.
O documento prevê a realização de exames e consultas médicas em diversas especialidades, como clínica geral, oftalmologia, ginecologia, mastologia, endocrinologia, cardiologia, nefrologia e urologia. A iniciativa também inclui uma frente de capacitações.

Os atendimentos itinerantes de saúde também abrangerão a atualização do cadastro no e-SUS (Sistema Único de Saúde) e a orientação sobre procedimentos e cuidados relativos ao bem-estar da mulher, do homem, da criança e do adolescente, incluindo a distribuição de material didático.
No total, cerca de R$ 14 milhões serão investidos na iniciativa. O termo foi assinado nesta semana (21) pela secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, e por representantes do Ibras, com validade de 12 meses.

Assistência para quem precisa

Há cerca de um mês, o Governo do Distrito Federal (GDF) lançou o programa Expedição Cuidar: Serviços Itinerantes de Assistência, Prevenção e Promoção à Saúde. O objetivo é oferecer assistência à população mais vulnerável e com difícil acesso às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), garantindo diagnóstico, controle, tratamento e prevenção de doenças.

Por meio do programa, serão oferecidos atendimentos médicos, exames laboratoriais e clínicos, medicamentos da farmácia básica e alguns procedimentos laboratoriais. No formato proposto, as equipes de saúde irão até as pessoas, beneficiando comunidades com alta vulnerabilidade e residentes em áreas rurais.

A Expedição Cuidar funcionará integrada às equipes de Saúde da Família, Consultórios na Rua, Saúde Bucal, Práticas Integrativas e e-Multi. Dessa forma, será possível aumentar a resolutividade da Atenção Primária à Saúde, que é a porta de entrada da população ao SUS.

Com informações da Secretaria de Saúde

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -