- PUBLICIDADE -

O ASSUNTO É

COI anuncia Brisbane como favorita a sediar os Jogos de 2032

Austrália recebeu Olimpíadas pela última vez em 2000, em Sydney

A cidade australiana de Brisbane deu um grande passo para ser eleita como sede dos Jogos Olímpicos de 2032, após o Comitê Olímpico Internacional (COI) afirmar nesta quarta-feira (24) que o local foi escolhido como parceiro preferencial para iniciar conversas para a organização do megaevento esportivo.

O presidente do COI, o alemão Thomas Bach, disse que o comitê aprovou uma recomendação da comissão encarregada das futuras sedes olímpicas.

“Esta comissão recomendou ao comitê executivo do COI que iniciasse um diálogo direcionado com Brisbane 2032. O comitê executivo aprovou por unanimidade essa recomendação”, disse Bach em entrevista coletiva virtual.

Várias cidades e países expressaram publicamente interesse nos Jogos de 2032, incluindo Brisbane, Indonésia, Budapeste, China, Doha e vale do Ruhr (Alemanha).

Brisbane ganhou pontos por sua alta porcentagem de instalações esportivas, um bom projeto, experiência na organização de grandes eventos e seu clima favorável, entre outros aspectos.

A Austrália sediou as Olimpíadas pela última vez em Sydney em 2000.

O COI reformulou as regras de candidatura em 2019 para diminuir os custos e facilitar o processo para as cidades. Não existem candidatas oficiais fazendo campanha antes de uma votação, como ocorria no passado.

Duas Comissões de Sede Futura para os Jogos de Verão e de Inverno foram criadas para explorar o interesse junto a concorrentes em potencial.

Depois, o COI ordena que as comissões iniciem conversas prolongadas com uma cidade ou mais, denominadas “sedes preferidas”, examinando com mais detalhe as propostas, assim como as garantias financeiras.

Com base na avaliação das comissões, o COI submete uma sede preferida ou mais a uma votação na sessão da entidade.

Ainda não está claro quando a votação de escolha da sede dos Jogos de 2032 ocorrerá. A regra anterior, que a exigia com sete anos de antecedência, também foi descartada.

Paris sediará os Jogos de 2024, e Los Angeles os de 2028.

Informações Agência Brasil.

- PUBLICIDADE -

Últimas

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo
Relacionadas