DF amplia acesso à saúde com agendamento de consultas pelo aplicativo Meu SUS Digital

Published On: 03/11/2025 21:52

Compartilhar

Ferramenta permite marcar atendimento em UBSs sem sair de casa, garantindo mais praticidade, autonomia e inclusão aos usuários do SUS no Distrito Federal

Moradores do Distrito Federal que utilizam as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) agora contam com uma nova facilidade: o agendamento online de consultas com enfermeiros e médicos pelo aplicativo Meu SUS Digital, do Ministério da Saúde. A funcionalidade começou a valer nesta segunda-feira (3) e representa mais um passo na modernização e humanização do atendimento na rede pública de saúde do DF.

A novidade amplia as opções de acesso à atenção primária e oferece mais conforto, evitando deslocamentos apenas para marcar consultas e reduzindo filas nas unidades. Segundo a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), o sistema foi implementado após uma fase de testes bem-sucedida com mais de 20 mil usuários da Atenção Primária à Saúde do DF.

Para a gerente de Qualidade na Atenção Primária da SES-DF, Lídia Glasielle, o aplicativo aproxima ainda mais o cidadão do SUS.

 “O aplicativo traz conforto, acessibilidade e autonomia. É uma forma simples, direta e segura de marcar consultas, sem a necessidade de ir até a unidade apenas para agendar”, destacou.

O enfermeiro Agilran Barreto, da mesma gerência, reforça que a ferramenta beneficia especialmente quem tem dificuldade de locomoção ou rotina intensa.

 “Essa funcionalidade incrementa o acesso às ações e serviços da Atenção Primária e pode minimizar impactos na rotina das pessoas, especialmente aquelas com mobilidade reduzida”, afirmou.

Como agendar a consulta

Para marcar uma consulta pelo Meu SUS Digital, basta:

1. Baixar ou acessar o aplicativo Meu SUS Digital;

2. Fazer login com CPF e senha (ou criar cadastro, se for o primeiro acesso);

3. Selecionar a opção de agendamento e escolher unidade, data e horário disponíveis.

O sistema é simples, seguro e segue integrado às UBSs do DF. A marcação presencial e via telefone segue disponível, oferecendo múltiplos canais para facilitar o acesso do cidadão.

Com essa inovação, o Distrito Federal reforça seu compromisso com a modernização do SUS, o cuidado acolhedor e a ampliação do acesso aos serviços essenciais de saúde para toda a população.

Faça um comentário