DF lança protocolo inédito para fortalecer investigação de violência contra a mulher

Published On: 15/08/2025 20:47

Compartilhar

Iniciativa, apresentada pela vice-governadora Celina Leão, une órgãos de segurança, Justiça e políticas públicas para agilizar atendimento e garantir mais proteção às vítimas

O Governo do Distrito Federal apresentou, nesta sexta-feira (15), um novo protocolo de investigação de violência contra a mulher. A medida, anunciada durante coletiva de imprensa conduzida pela vice-governadora Celina Leão, estabelece diretrizes integradas entre forças de segurança, Ministério Público e órgãos de apoio, com o objetivo de acelerar investigações, garantir proteção imediata às vítimas e fortalecer a rede de enfrentamento.

O documento reúne procedimentos que vão desde o registro da ocorrência até o acompanhamento jurídico e psicossocial, padronizando a atuação da Polícia Civil, do Ministério Público, da Secretaria da Mulher e da Secretaria de Segurança Pública. “O protocolo é mais que um passo, é um salto para assegurar que nenhuma denúncia fique sem resposta”, afirmou Celina Leão.

Estiveram presentes o delegado-geral da Polícia Civil do DF, José Werick; a promotora de Justiça do DF, Fabiana Costa; a secretária da Mulher, Giselle Ferreira; o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha; o secretário executivo de Segurança Pública, Alexandre Patury; e a corregedora-geral adjunta da Polícia Civil, Ivone Casimiro. Todos destacaram a importância da integração e do fluxo ágil de informações para aumentar a eficácia das investigações e a proteção das mulheres em situação de violência.

Faça um comentário