19.8 C
Distrito Federal
sábado, 15 maio, 2021 - 20:55 PM

Planaltina DF em breve terá ponte com estrutura de ferro de 17 metros

Órgão responsável para executar  a obra DER-DF, a nova travessia dará suporte e segurança aos caminhoneiros e fazendeiros, juntamente com a população e pequenos agricultores da região do Rio Preto, que antes atravessavam por uma estrutura de madeira

A Ponte de madeira será substituída por uma nova com estrutura toda de ferro. No espaço da madeira velha e já corroída por cupim, a nova estrutura de ferro será construída pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) sobre as margens do córrego Ribeirão Barbatimão, em Planaltina DF. A nova ponte vai ser muita mais resistente e suportará o intenso tráfego de caminhões pesados que passam cheios, de grãos de soja, feijão e milho.

A ponte acima citado localiza-se no trajeto entre as 20 fazendas da Comunidade Rio Preto, na zona rural da cidade, e a cooperativa responsável para dar suporte e vazão à safra daqueles agricultores  à margem da DF-320, sentindo Paranoá DF. Metade dela abastece vários supermercados, sacolões e feiras do Distrito Federal. Porem, há aproximadamente 15 dias, a travessia de madeira, já velha e desgastada por falta de manutenção e excesso de peso, partiu ao passar um caminhão carregado de grãos de  soja.

Com a ponte quebrada, os fazendeiros da região foram obrigados a fazer outro percurso com diferença de 30 Km a mais para chegar ao local de descarregar: A Cooperativa Agrícola do Rio Preto Ltda. (Coarp), é responsável pela negociação das toneladas de feijão, soja e milho com os compradores. Tendo em vista o aumento do percurso e o tempo da entrega ao destino desejado, aumentou também o consumo de combustível desgastes de peças e agregado.

Porém  esse transtorno vai acabar em breve, Com os próprios recursos e mão-de-obra qualificada, o DER iniciou a reconstrução da ponte na integra. Toda via, será uma nova travessia, o que sobrou da ponte anterior não há possibilidade de aproveitamento de material. Essa nova estrutura será construída toda de ferro, inclusive, a pavimentação. Serão 07 metros de largura e 17 metros de comprimento, somando um total de 119 metros ao quadrado.

A previsão para entrega da obra é de 03 semanas. Conforme declaração do engenheiro responsável pela construção, Kênio Avelar, chefe do 1º Distrito Rodoviário do Departamento do DER, os usuários que diariamente trafegam pelo trajeto sabem da extrema importância do serviço do setor, os transtornos sofridos pelos motoristas que suprem o mercado de alimento logo mais acabará. “Nosso compromisso em concluir a obra é de extrema importância para a  liberação do tráfego de veículos que é essencial aqui na VC-173. Ressalto ainda que o bloqueio traz grande transtorno obrigando a população tomar outras medidas, tais como trafegar por outros trajetos alternativos. Com a construção da nova ponte agrega também acessibilidade com segurança para todos”, esclareceu.

A equipe responsável pela recuperação da nova travessia sobre o córrego está sobre o comando do chefe do Núcleo de Conservação Manual do DER, Jaime Cândido. Segundo o mesmo,  a nova ponte  será construída com estrutura para suportar peso de locomotivas. “Vai ficar excelente!. Estou com uma equipe composta por dez homens trabalhando diariamente”, confirma Cândido.

O esforço de Jaime e sua equipe para conclusão da obra é fundamental para o dia a dia de Clarice Lopes, gerente da Coarp, e também do motorista João Vieira, que é prestador de serviço para um dos fazendeiros da cooperativa. “ Com o desvio a serra é bem inclinada os caminhões sobem lentos e atrasa a viagem”, reclama Clarice Lopes. “O que devemos considerar é a segurança de todos nós que passamos por ali diariamente ”, observou João Vieira.

Fonte: aquinews.com.br

Por: Edivaldo Moreira.

Continue Lendo

Redes Sociais

21,961FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -