- PUBLICIDADE -

O ASSUNTO É

Samambaia recebe Dia D de combate à dengue

O Governo do Distrito Federal (GDF) continua na luta contra o mosquito Aedes aegypti. Neste sábado (20), Samambaia recebe uma força-tarefa de combate à dengue e convocação da comunidade no enfrentamento à doença. O evento ocorrerá às 10h, no estacionamento da administração regional.

“Estamos convocando a população a se engajar nos cuidados contra a proliferação do Aedes aegypti. Reforçamos as ações de atendimento a pessoas com sintomas de dengue; adotamos medidas para impedir a proliferação do mosquito e nomeamos 79 AVAs”, detalha a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

Ação contará com a participação de 50 agentes comunitários de saúde, 100 agentes de vigilância ambiental e 300 bombeiros militares | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

As equipes engajadas no “Dia D” são formadas por profissionais de diversos órgãos, como Secretaria de Saúde (SES-DF), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e outros setores do governo distrital. O foco é a limpeza de terrenos em Samambaia e a promoção de atividades educativas.

O contingente envolvido será composto por aproximadamente 50 agentes comunitários de saúde (ACSs), 100 agentes de vigilância ambiental (AVAs) e 300 bombeiros militares, que ficarão responsáveis pelas visitas domiciliares. Os carros do fumacê estarão presentes para acompanhar as vistorias e aplicar o produto na região. Participarão ainda das ações, mais de 100 profissionais da atenção primária à saúde.

No estacionamento da Administração Regional de Samambaia, serão disponibilizadas duas tendas. A primeira, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), será voltada à hidratação apenas de pacientes que apresentem casos leves de dengue e terá a atuação de seis equipes da Saúde da Família (eSF). A estrutura irá funcionar diariamente, das 7h às 19h, pelo próximos 45 dias, com a possibilidade de prorrogação desse período, caso necessário.

Serão disponibilizadas duas tendas no estacionamento da Administração Regional de Samambaia: uma do Samu e outra da Defesa Civil

O segundo espaço, montada pela Defesa Civil do DF, irá fornecer informações a respeito da doença. Como reforço, a administração irá ainda disponibilizar mais duas salas internas para atendimento à população.

A intensificação das ações iniciou no dia 13 deste mês, no P Sul, em Ceilândia. Outras regiões administrativas com alta incidência de casos prováveis também irão receber as tendas de hidratação da dengue: Sol Nascente, Brazlândia, Taguatinga, Santa Maria, Recanto das Emas, São Sebastião, Estrutural e Sobradinho.

Plano de contingência

Como estratégia de combate ao Aedes aegypti, a SES-DF adotou o fortalecimento das ações destinadas ao cuidado de pacientes com dengue em unidades básicas de saúde (UBSs) que já funcionam até as 22h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados até as 12h. Nelas, as equipes estão organizadas para fazer o acolhimento e o cuidado desses pacientes de forma prioritária, principalmente nos horários ampliados. Veja aqui a lista completa desses postos.

De forma adicional, ainda foram organizadas UBSs, incialmente das regiões de Saúde Oeste e Centro-Oeste, que passarão, a partir deste sábado (20), a funcionar no fim de semana para o cuidado de pessoas com dengue. Além disso, cada região administrativa contará com pelo menos um veículo de aplicação do inseticida contra o Aedes aegypti, o fumacê.

Dia D de combate à dengue em Samambaia
– Data: Sábado, 20 de janeiro
– Horário: 10h
– Local: Administração de Samambaia (Quadra 302, Conjunto 13, Lote 5 – Centro Urbano)

*Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Agência Brasília

- PUBLICIDADE -

Últimas

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo
Relacionadas