Drenar DF prova eficácia e drena o risco de alagamentos na Asa Norte

Published On: 01/12/2025 15:52

Compartilhar

Com R$ 180 milhões investidos, sistema subterrâneo de drenagem começa a operar sem registros de inundações nas quadras iniciais moradores e comerciantes relatam fim dos prejuízos causados pelas chuvas

Com a primeira etapa concluída, o Drenar DF maior sistema de drenagem subterrânea de águas pluviais do Distrito Federal  mostra resultados concretos: desde a sua ativação, nenhuma das quadras iniciais da Asa Norte voltou a registrar alagamentos significativos.

Moradores de longa data celebram a mudança. Como resume a moradora da SQN 202: “Hoje o tempo fecha e ninguém corre para tirar o veículo da garagem. A preocupação acabou.” Comerciante da região reitera: onde antes a chuva inviabilizava cortes de cabelo ou visitas à barbearia, agora o atendimento segue normal.

Estruturalmente, a obra entregou uma rede de 7,7 km de tubulações, 291 bocas de lobo, mais de 100 poços de visita e uma bacia de detenção de 37 mil m²  com capacidade para reter até 96 mil m³ de água. A bacia, instalada no Parque Urbano Internacional da Paz, também ajuda a reter resíduos sólidos, evitando que plásticos e detritos cheguem ao Lago Paranoá.

Segundo o diretor-técnico da Terracap, responsável pela execução do Drenar DF, o sistema tem funcionado conforme o planejado a rede antiga continua operando, mas agora a sobrecarga de chuvas é “descarga­da” para o novo sistema, reduzindo drasticamente o risco de enchentes.

A experiência demonstra que, com planejamento técnico e investimento, é possível transformar regiões históricas de alagamento em bairros protegidos  e dá fôlego à próxima fase do Drenar DF, que ampliará a cobertura de drenagem às quadras 4 até 14 da Asa Norte.

Faça um comentário