GDF instala novo sistema de captação de águas pluviais em Arapoanga e reforça infraestrutura da região
Compartilhar
Obra já concluída na quadra N e em andamento na quadra L recebe investimento de R$ 465 mil e melhora o escoamento da água da chuva, prevenindo alagamentos e garantindo mais segurança para moradores
Moradores da região do Arapoanga, em Planaltina, começaram a sentir os impactos positivos da instalação de um novo sistema de drenagem de águas pluviais, promovido pelo Governo do Distrito Federal (GDF). A obra, coordenada pela Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF), já foi concluída na quadra N e agora avança para a quadra L, com investimento total de R$ 465 mil.
A intervenção faz parte do compromisso da atual gestão em reforçar a infraestrutura das regiões administrativas e atender às demandas históricas da população por mais segurança e qualidade de vida. A nova rede de captação tem como objetivo principal melhorar o escoamento da água da chuva, evitando alagamentos e a deterioração de ruas, calçadas e residências.
Solução definitiva para problemas recorrentes
A região do Arapoanga sofria há anos com enxurradas e acúmulo de água em pontos críticos, o que afetava o tráfego de veículos, o acesso a residências e até mesmo a saúde pública, com a proliferação de mosquitos e outros vetores. Com a conclusão da obra na quadra N, os moradores já percebem melhorias significativas.
“Antes, a água ficava empoçada, invadia as casas e comprometia a rotina de quem mora aqui. Agora, com essa rede, a situação mudou. A água escoa rápido, e a gente tem mais tranquilidade, mesmo em dias de chuva forte”, relatou o morador Francisco de Assis, de 52 anos.
Execução com recursos próprios
A obra está sendo realizada com recursos do próprio GDF, dentro da política de descentralização de investimentos para atender áreas com maior vulnerabilidade. O projeto prevê a implantação de bocas de lobo, grelhas, poços de visita e a interligação de tubos para garantir o direcionamento da água até galerias pluviais de maior porte.
Segundo a Secretaria de Obras, além de resolver um problema antigo da comunidade, a drenagem trará mais durabilidade às vias, que frequentemente eram danificadas por erosões causadas pela água parada. A próxima etapa contemplará a quadra L, onde o serviço já está em andamento.
Compromisso com as cidades
A iniciativa no Arapoanga é uma das várias ações do GDF voltadas à infraestrutura urbana em regiões periféricas do Distrito Federal. “Estamos investindo em obras que transformam a vida das pessoas. A drenagem é uma questão de saúde pública, mobilidade e dignidade”, afirmou o secretário de Obras, Luciano Carvalho.
A Administração Regional de Planaltina acompanha de perto a execução dos serviços e reforça a importância da parceria entre governo e comunidade. “Essa entrega é fruto do trabalho conjunto e do compromisso com as necessidades reais dos moradores. Arapoanga está sendo olhada com carinho e atenção pelo GDF”, destacou o administrador de Planaltina, Vicente Salgueiro.
Mais conforto e qualidade de vida
A melhoria da rede de drenagem pluvial é parte essencial do planejamento urbano para reduzir impactos causados pelas mudanças climáticas, especialmente em regiões que sofrem com chuvas intensas. Além de melhorar a mobilidade e preservar o asfalto, a nova infraestrutura também contribui para a valorização dos imóveis e o desenvolvimento urbano sustentável.
Com informações Agência Brasília.