GDF: Promove ação educativa em Restaurantes Comunitários para prevenção do diabetes
Compartilhar
Atividade alusiva ao Dia Mundial do Diabetes leva orientação, materiais informativos e degustação saudável aos usuários durante o almoço
Os restaurantes comunitários do Distrito Federal promoveram, nesta quarta-feira (19), uma ação especial de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) voltada à prevenção do diabetes. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), integrou as atividades alusivas ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro.
Durante o horário de almoço, os frequentadores tiveram acesso a murais informativos, distribuição de folders e orientações diretas de nutricionistas sobre práticas que ajudam a reduzir o risco da doença. Entre as recomendações estavam o consumo de alimentos in natura, a redução de produtos industrializados e ricos em açúcar, a importância da hidratação adequada e a inclusão de alimentos integrais e ricos em fibras no dia a dia.
Como parte da programação, o público pôde degustar um bolo de banana com aveia preparado sem açúcar uma alternativa saudável que reforça a mensagem de que é possível manter uma alimentação equilibrada com simplicidade e baixo custo.
Segundo Vanderléa Cremonini, subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional, a educação alimentar é pilar essencial para a promoção da saúde. “Não é possível falar em segurança alimentar e combate à fome sem educação nutricional. A prevenção do diabetes, como de tantas outras doenças, começa com boas escolhas na alimentação”, destacou.
A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, reforçou que os restaurantes comunitários têm papel ampliado na vida da população. “As ações de EAN ajudam as famílias a terem autonomia para escolher alimentos mais adequados e manter uma rotina alimentar saudável em casa. Nosso compromisso é garantir acesso, informação e preparo para uma vida melhor”, afirmou.
As ações educativas são realizadas mensalmente em todas as unidades e reforçam o compromisso do GDF em transformar os restaurantes comunitários em espaços de promoção da saúde e bem-estar, especialmente para a população mais vulnerável.

