Gestão de riscos moderniza a administração pública no Distrito Federal

Published On: 24/02/2025 14:25

Compartilhar

Antes de atravessar a rua, você sempre olha para os dois lados, certo? Avalia se há carros vindo, observa a velocidade dos veículos e verifica se há um semáforo ou faixa de pedestres por perto. Essa análise ajuda a evitar acidentes e garantir uma travessia segura. Na administração pública, o conceito é semelhante: é preciso identificar possíveis problemas antes que aconteçam, avaliar os impactos e agir para evitar prejuízos. Esse processo é chamado de gestão de riscos.

A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) tem impulsionado essa transformação dentro do governo local e compartilhado sua experiência com outros estados. Atualmente, 66 instituições, representando cerca de 60% dos órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF), já passaram por consultorias ou estão em processo de implementação, consolidando a gestão de riscos como um pilar fundamental para a modernização da administração pública.

Atualmente, 66 instituições do Governo do Distrito Federal já passaram por consultorias de gestão de riscos ou estão em processo de implementação | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

“A gestão de riscos permite que os órgãos públicos se antecipem aos problemas, evitando retrabalho e garantindo decisões mais acertadas. Quanto mais bem-estruturado for esse processo, mais eficiente será o uso dos recursos públicos”, destaca Robson Gama, coordenador de Auditoria de Riscos e Integridade da CGDF.

E a inovação extrapola as fronteiras do DF. Controladorias e órgãos públicos de 12 unidades da Federação, além de instituições da esfera federal, estão envolvidas em ações de benchmarking para troca de experiências, apresentação de sistemas e consultorias em gestão de riscos e programas de integridade. Participam representantes das regiões Norte (Pará e Amazonas), Nordeste (Piauí, Ceará, Bahia e Sergipe), Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal) e Sudeste (São Paulo e Rio de Janeiro), além do Ministério da Defesa e do Tribunal de Contas da União.

A adoção da gestão de riscos representa um avanço significativo na governança e na transparência do setor público. O controlador-geral do DF, Daniel Lima, lembra que essa metodologia moderniza a administração pública e fortalece os mecanismos de controle. “A iniciativa reforça a importância da integração entre os entes federativos para o avanço de políticas públicas voltadas à integridade e ao controle interno, essenciais para o combate à corrupção e o aprimoramento da gestão pública em todo o Brasil”, explica. O objetivo é agregar valor à gestão, aperfeiçoar controles internos e combater irregularidades.

A metodologia adotada segue a Norma ISO 31000/2018, referência global para gestão de riscos, e o Modelo das Três Linhas, do Instituto de Auditores Internos (IIA), que fortalece o papel dos gestores e das áreas de controle interno.

Números

A CGDF tem intensificado as ações para consolidar a gestão de riscos nos órgãos do GDF. Somente no primeiro semestre de 2024, foram realizadas 16 consultorias para implantação ou ampliação da metodologia e outras seis para programas de integridade. Além disso, dois trabalhos iniciados em 2023 foram concluídos no ano passado.

Em 2024, a CGDF, por meio da Escola de Governo, promoveu cinco turmas de capacitação sobre Gestão de Riscos e Programas de Integridade, formando 233 servidores

Uma novidade foi a criação de oficinas para grupos de unidades, permitindo orientar vários órgãos ao mesmo tempo, tornando o processo mais eficiente. No mesmo período, foram realizadas 152 ações de acompanhamento consultivo em 51 instituições públicas e iniciadas reuniões programadas com 28 visitas a 23 unidades que já passaram pela consultoria da CGDF.

A disseminação do conhecimento foi reforçada com 15 palestras externas sobre gestão de riscos e integridade e 32 reuniões de orientação, auxiliando os órgãos no desenvolvimento de suas práticas. A CGDF também ofereceu suporte técnico a oito unidades no uso do módulo de serviços consultivos do SaeWEB, ferramenta que auxilia no monitoramento da gestão de riscos.

Tecnologia

A qualificação dos servidores tem sido prioridade. Em 2024, a CGDF, por meio da Escola de Governo (Egov), promoveu cinco turmas de capacitação sobre gestão de riscos e programas de integridade, formando 233 servidores. Além disso, foram realizadas 12 turmas de treinamento para o uso do SaeWEB, com aulas práticas em laboratório de informática, capacitando 111 servidores.

O SaeWEB tem sido um grande aliado na implementação da metodologia. A ferramenta permite padronizar avaliações, acessar informações com rapidez, gerar relatórios gerenciais e monitorar continuamente os riscos, garantindo mais eficiência e segurança para a gestão pública.

*Com informações da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF)

Fonte: Agência Brasília

Faça um comentário