- PUBLICIDADE -

O ASSUNTO É

Governo de Goiás é o 2° mais digitalizado do País

Goiás alcança a segunda posição no ranking dos estados mais digitalizados do País. O levantamento foi realizado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia de Informação e Comunicação (Abep-TIC) e mostra que o Estado subiu cinco posições, em apenas um ano, no Ranking do Índice Abep-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital. A cerimônia de entrega da premiação será realizada nesta quarta-feira (22/06), no auditório do Hotel Royal Tulip, em Brasília (DF).

A conquista é um reconhecimento do trabalho do Governo de Goiás em oferecer atendimento digital para os serviços públicos, com o programa Expresso, que disponibiliza hoje mais de 100 atividades em formato completamente digital. “Trouxemos Goiás para o mundo digital. Com a ajuda da tecnologia, conseguimos agilizar a vida do cidadão que recorre aos serviços do Estado”, frisou o governador Ronaldo Caiado.

De acordo com Caiado, o Expresso tem democratizado o acesso ao serviço público e mostra o comprometimento e cuidado do Governo de Goiás com a população. “A pessoa tem acesso direto ao que precisa e se sente respeitada”, explicou. O programa está em funcionamento há um ano e já contabiliza mais de um milhão de serviços realizados.

O trabalho pela digitalização do Executivo estadual foi iniciado em 2019, com a inclusão de Goiás na rede Gov.Br e a desburocratização dos processos e serviços, para que pudessem ser ofertados à população em meio digital. Até aquele ano, Goiás figurava entre os dez piores na prestação de serviços on-line e em 2021 chegou à sétima colocação. Ainda de acordo com o levantamento, o Estado alcançou a terceira posição na categoria ‘Variação Nominal no Índice Abep-TIC entre 2021 e 2022’.

Modernização

Desenvolvido por meio da parceria entre as secretarias estaduais da Administração (Sead), de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e Geral da Governadoria (SGG), o Expresso recebe novos serviços continuamente, com o objetivo de ampliar seu alcance e a oferta simplificada de atendimento aos usuários.

O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, avalia a evolução no ranking nacional de serviços públicos digitais como um resultado positivo de toda uma cadeia de ações rumo à modernização do Estado, em suas várias frentes, tendo a tecnologia como grande aliada. “Estamos empenhados em modernizar a forma como o Governo de Goiás atende o cidadão, em suas mais diferentes necessidades. Promover a digitalização dos serviços é uma delas. Ela agiliza, poupa esforços, facilita acessos e ainda permite que o Estado seja presente de forma menos burocrática, atendendo o cidadão por meio de um smartphone, na palma da sua mão”, reflete Rocha Lima.

Para o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira, os esforços estratégicos para ampliar os serviços oferecidos no Expresso foram determinantes para conquistar o segundo lugar no ranking. A plataforma é o resultado de uma estratégia focada na experiência do cidadão. Hoje, os serviços estão disponíveis para o cidadão sem que ele precise sair de casa em multicanais. “Colhemos os frutos de um projeto que tem como prioridade oferecer serviços digitais e facilitar o dia a dia da população. Hoje nós somos referência para outras unidades federativas”, comemora Marcio.

Secretário da Administração, Bruno D’Abadia, destaca que a ascensão de Goiás no ranking é resultado de um esforço coletivo e que tem como principal objetivo facilitar a vida do cidadão. “A transformação e digitalização dos serviços públicos são frentes em que o Estado também ganhou notoriedade nacional, fruto da capacidade técnica e dedicação das nossas equipes e, irrefutavelmente, pela preocupação do governador em democratizar e facilitar o acesso dos goianos aos atendimentos estaduais”, pontua o titular da Sead.

Secretaria de Estado da Administração | Secretaria de Desenvolvimento e Inovação | Secretaria-Geral da Governadoria – Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás

- PUBLICIDADE -

Últimas

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo
Relacionadas

Com apoio de R$ 11 milhões do GDF, escolas de samba se preparam para 2023

Ações como o Edital de Apoio das Atividades Carnavalescas...

Metrô fecha neste domingo (12) para manutenção corretiva

Operação será suspensa temporariamente para troca de equipamento localizado...

Igrejas reconhecem empenho do governo em atender demandas

Padres de Taguatinga, Ceilândia e Samambaia se reúnem com...