- PUBLICIDADE -

O ASSUNTO É

Projeto de Alfabetização de Adultos terá novas turmas em 2022

O projeto Alfabetização e Família, do Governo de Goiás, lançado em 2019 para alfabetizar jovens, adultos e idosos, abrirá novas turmas neste ano. Desta vez, a iniciativa atenderá pessoas não alfabetizadas de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Senador Canedo, Inhumas e Goianira, podendo alcançar mais de 6 mil goianos.

O objetivo é universalizar a alfabetização da população com 15 anos ou mais, em conformidade com a meta 7 do Plano Estadual de Educação (PEE). Segundo dados de 2019 do Instituto Mauro Borges (IMB), há 285 mil analfabetos funcionais em Goiás. A iniciativa é executada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com o Gabinete de Políticas Sociais (GPS). Até agora, 421 goianos se formaram no curso e aprenderam a ler, escrever e fazer cálculos básicos de matemática.

Superação

No município de Matrinchã, a salgadeira Aparecida Líbano, de 59 anos, também conhecida como tia Cida, aprendeu a soletrar e formar palavras depois de 52 anos sem estudar. Ela deixou de frequentar a escola aos sete anos: “Então eu não sabia ler, mas eu nunca tinha reclamado disso, nunca tinha falado nada, porque eu tinha vergonha. Às vezes até chorava de vergonha”, relatou.

Aparecida está aprendendo a ler e escrever durante o curso do Governo de Goiás: “Para mim esse curso foi muito importante. Eu estava tão entusiasmada que só pensava na escola. Eu me interessei muito porque nunca tinha feito aquilo. Mas fui começando a soletrar, aprendendo a formar as palavras e vi que eu conseguia”, afirmou.

Alfabetização e Família

O curso Alfabetização e Família é totalmente presencial e gratuito, tem duração de 4 a 6 meses, com seis horas de aula por semana, e inclui a entrega de livros didáticos e materiais escolares como caderno, dicionário, tesoura, cola, lápis de cor e lápis de escrever. As próximas aulas devem ser iniciadas na segunda quinzena de julho. Para se inscrever, o cidadão deve entrar em contato com a Gerência de Educação de Jovens e Adultos da Seduc, pelo telefone: (62) 3243-6764.

Fonte: Secretaria de Estado da Educação (Seduc)

Fonte: Portal Goiás

- PUBLICIDADE -

Últimas

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo
Relacionadas

Com apoio de R$ 11 milhões do GDF, escolas de samba se preparam para 2023

Ações como o Edital de Apoio das Atividades Carnavalescas...

Metrô fecha neste domingo (12) para manutenção corretiva

Operação será suspensa temporariamente para troca de equipamento localizado...

Igrejas reconhecem empenho do governo em atender demandas

Padres de Taguatinga, Ceilândia e Samambaia se reúnem com...