O Governo de Goiás dá mais um passo importante na promoção da inclusão e da qualidade de vida no interior do estado. A partir desta terça-feira (21), o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) inicia a entrega de 158 dispositivos ortopédicos a pacientes do município de Cavalcante, no Nordeste goiano — região marcada pela forte presença de comunidades quilombolas. A ação segue até quinta-feira (23) e é totalmente custeada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Os pacientes beneficiados foram previamente triados e receberão gratuitamente próteses, órteses e outros dispositivos, além de ajustes e adaptações feitos no local pela unidade móvel do Crer. O serviço busca garantir mais mobilidade, autonomia e dignidade às pessoas atendidas.
“Caso haja alguma eventualidade, como a quebra de encaixe do dispositivo, o paciente aciona o Crer, e a manutenção é feita em Goiânia. Já a unidade móvel realiza in loco ajustes, adaptações e pequenos consertos, assegurando um atendimento rápido e humanizado”, explica Luiz Fernando Martins de Souza Filho, supervisor da oficina ortopédica itinerante.
Os aparelhos são confeccionados na Oficina Ortopédica do Crer, na capital, e a unidade móvel está equipada para oferecer diversos serviços, incluindo:
-
Ajustes de órteses e próteses;
-
Coletes ortopédicos;
-
Palmilhas especiais;
-
Calçados para pés neuropáticos;
-
Adaptações e reparos em dispositivos já utilizados.
Oficina Ortopédica Itinerante do Crer em Cavalcante
De 21 a 23 de outubro
Terça e quarta: 8h às 12h e 13h às 17h | Quinta: 8h às 12h
Academia da Saúde – Rua 210, Qd. 12 – Vila Morro Encantado, Cavalcante (GO)