“O Fundo Constitucional do DF voltou a ser alvo de uma nova investida que vai contra Brasília e seu pleno funcionamento. A redução dos recursos do FCDF, como sugeriu hoje o ministro da Fazenda, significa fragilizar toda a autonomia da capital do nosso país. No ano passado, já vimos uma movimentação parecida na tentativa de reduzir esses recursos, mas, felizmente, foi barrada no Congresso Nacional. Inclusive, na época, cheguei a participar da mobilização para que o Fundo fosse retirado do Novo Arcabouço Fiscal, garantindo-se previsibilidade ao custeio de gastos com segurança, saúde e educação no DF.
Volto a frisar que o FCDF é o coração da capital. Todos sabem que a nossa cidade tem uma responsabilidade única por ser a sede dos Três Poderes e ainda abrigar as representações diplomáticas de diversos países, o que acarreta demandas adicionais para nossa infraestrutura e segurança. Vale ressaltar que, além de abrigar todos os parlamentares federais durante a semana de funcionamento do Congresso Nacional, a cidade recebe, inclusive, o próprio ministro da Fazenda.
Previsto na Constituição Federal, o FCDF foi criado justamente para suprir essas necessidades peculiares e, mais que um direito constitucional, trata-se do bem-estar e da qualidade de vida de milhões de pessoas que vivem e transitam nesta cidade diariamente! Logo, tentar reduzir o crescimento anual do FCDF é tentar negligenciar as demandas da nossa população. Como deputado distrital, garanto que seguirei lutando para defender o DF com todas as forças e não aceitarei nenhuma tentativa de enfraquecer o desenvolvimento da nossa capital.” Destacou Robério.