Na reta final das obras, Teatro Nacional Claudio Santoro recebe últimas visitas técnicas
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Com a proximidade da inauguração da primeira etapa da obra do Teatro Nacional Claudio Santoro, as visitas técnicas com órgãos ligados a arquitetura, construção civil e engenharia, que ocorreram durante o andamento dos trabalhos, chegaram ao fim. A última grande visita foi nessa terça-feira (3), quando membros do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) conferiram os serviços de acabamento e pintura dentro da Sala Martins Pena, do foyer e na fachada do equipamento público.
A comitiva teve o privilégio de ver a obra praticamente pronta para ser entregue à população. As frentes de trabalho na Sala Martins Pena e no foyer estão focadas no acabamento e na pintura. “Nós estamos nas últimas visitas ao teatro, porque agora ele vai entrar na fase de testes e de limpeza geral para estarmos prontos para a inauguração desta sala tão maravilhosa”, explicou o diretor de Planejamento e Projetos da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Carlos Spies.
Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-DF) e membro do Conplan, Ricardo Meira destacou o trabalho feito pelas equipes em atualizar o teatro, preservando a originalidade do projeto. “Enquanto arquitetos, prezamos muito não só pela preservação do patrimônio histórico, uma vez que é um edifício emblemático dentro da obra de Oscar Niemeyer e do conjunto arquitetônico de Brasília, mas também pelo cuidado que os autores dos projetos de reforma tiveram com respeito às características originais”, afirmou.
Membro do Conplan, a diretora de assuntos ambientais da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF), Ana de Paula Fonseca, se disse bastante satisfeita com o resultado da Sala Martins Pena e com a oportunidade de visitar o espaço mais uma vez. “É uma imensa satisfação ver o teatro dando o primeiro passo para ser devolvido para a nossa sociedade. Foram demonstrados aqui, nessa visita, todo o zelo e o cuidado com a preservação do patrimônio, aliado também às questões legais de normas técnicas de adequação, incêndio, acústica e acessibilidade”, comentou.
O subsecretário de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), Felipe Rámon, lembrou que as visitas técnicas foram uma forma do Governo do Distrito Federal (GDF) permitir que especialistas tivessem acesso às técnicas utilizadas na obra de restauro.
“As visitas técnicas têm o objetivo de apresentar a obra para pessoas que entendem da obra; não é para o público geral. Tivemos representantes de diversos conselhos, tanto da sociedade civil, quanto do governo, para ver como estava sendo o andamento das intervenções realizadas aqui”, revelou. “Receber essas pessoas tem um objetivo técnico e não apenas de dar publicidade, que também é importante, junto da transparência”, acrescentou.
Obra
O Teatro Nacional Claudio Santoro foi fechado em 2014 após descumprir normas do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CMBDF) e do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT). Na época, foram enumeradas mais de 100 irregularidades.
O Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou a obra de restauração em dezembro de 2022, pela Sala Martins Pena e seu respectivo foyer. A viabilidade da reforma só ocorreu depois que este GDF decidiu fracionar o projeto em quatro etapas.
Com investimento de R$ 70 milhões por meio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), a primeira etapa consiste na adequação da infraestrutura às diretrizes atuais, bem como na recuperação de uma das salas. As demais vão se concentrar nos outros espaços: as salas Villa-Lobos e Alberto Nepomuceno, o espaço Dercy Gonçalves e o anexo.
Fonte: Agência Brasília