Novas calçadas e ciclovias na via entre Guará e Núcleo Bandeirante vão aumentar segurança da população
Compartilhar
O Governo do Distrito Federal (GDF) segue trabalhando na obra de duplicação da via que conecta o Guará ao Núcleo Bandeirante. Após a liberação do trânsito no trecho, que antes funcionava em mão dupla e hoje conta com duas faixas de rolamento em cada sentido, as equipes trabalham na construção de calçadas e ciclovias.
![](http://www.agenciabrasilia.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2025/02/Dentro-1-7.jpg)
Novas calçadas e ciclovias vão levar mais segurança para pedestres e ciclistas que transitam pela via que conecta o Guará ao Núcleo Bandeirante | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília
Serão feitos 2,5 km de calçadas, conforme as normas técnicas de acessibilidade, com largura mínima de dois metros e superfície regular, entre a Avenida Contorno e o balão de acesso à Estrada Parque Vicente Pires (DF-079). Além disso, está em andamento a construção de 3,5 km de ciclovia, com 2,5 metros de largura.
“Essas novas calçadas são importantes, sobretudo, para a segurança dos nossos idosos. O Guará tem um alto índice de pessoas acima dos 60 anos, e precisamos garantir condições de acessibilidade e mobilidade para esse público”, destaca o administrador regional do Guará, Artur Nogueira. “É uma obra aguardada há mais de 20 anos e mais uma conquista do GDF para a nossa cidade.”
![](http://www.agenciabrasilia.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2025/02/Dentro-3-2.jpg)
As calçadas seguem as normas técnicas de acessibilidade, com largura mínima de dois metros e superfície regular
Segundo a técnica de engenharia Ana Flávia Guimarães, integrante da empresa contratada para a empreitada, mais de 750 metros de calçadas já foram erguidos, e toda a extensão terá meios-fios. “Antigamente não tinha nenhuma calçada por aqui. O pedestre dividia a pista com motoristas, motociclistas e, ainda, ciclistas. Agora será diferente. Terão calçadas por todo o trecho e com acessibilidade para cadeirantes”, afirma.
O projeto recebe investimento de mais de R$ 10,1 milhões e é executado pela Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF), incluindo duplicação da via, calçadas, ciclovias, construção de uma nova ponte sobre o Córrego Vicente Pires e serviços de drenagem. Haverá a abertura de novas bocas de lobo, instalação de manilhas de concreto e construção de três bacias de detenção. As estruturas já foram escavadas e vão permitir a infiltração da água da chuva no solo.
A nova pista tem 1,2 km de extensão e está localizada entre a Avenida Contorno, no Guará II, e a interseção com a DF-079, a Estrada Parque Vicente Pires (EPVP), na altura da Quadra 03 do Park Way. O trajeto atende quem acessa a DF-079, rumo à EPVP e à Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), além de outras quadras do Guará, Águas Claras, Núcleo Bandeirante, Setor Habitacional Bernardo Sayão, Arniqueiras e Park Way.
“Essa obra impacta o dia a dia de muita gente, principalmente em horários de pico. Ainda estamos com os serviços em andamento, mas a parte que mais beneficia o trânsito está liberada e já mudou a rotina das pessoas”, ressalta o servidor da SODF e executor do contrato, Luiz Antônio Mundim.
Segurança e conforto
O aposentado Otaviano Batista, 77 anos, mora em Águas Claras e utiliza a via duplicada semanalmente para visitar a filha no Núcleo Bandeirante. “Antes era ruim para passar, era uma pista de mão única, acontecia muito acidente. O balão que fizeram ficou excelente”, afirma. “Com as calçadas, ficará completa, uma obra bem feita”.
![](http://www.agenciabrasilia.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2025/02/Otaviano-Batista-aposentado.jpg)
Morador de Águas Claras, Otaviano Batista utiliza a via duplicada para visitar a filha: “Antes era ruim para passar, era uma pista de mão única, acontecia muito acidente”
Há mais de três anos trabalhando na região, a diarista Mary Feitosa, 42, conta que a obra de duplicação e a construção das novas calçadas aumentam a segurança dos pedestres e ciclistas. “No período da manhã e no final da tarde tem muitas pessoas caminhando com os pets, correndo… E agora vão ter um espaço só para elas, sem ficar no meio dos carros”, diz.
Para reforçar a segurança de motoristas e pedestres, foram instaladas 82 luminárias de LED no trecho da duplicação. O investimento de R$ 422.598,81 por parte da Companhia Energética de Brasília (CEB) visa melhorar a visibilidade e gerar economia de energia.
Fonte: Agência Brasília