Obra de R$ 13,5 milhões recupera faixa exclusiva de ônibus na EPTG e avança por vias de concreto do DF

Published On: 09/06/2025 15:55

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Serviço está sendo executado, atualmente, na altura do km 5 da EPTG, sentido Plano Piloto–Taguatinga; obra, com contrato no valor de R$ 13,5 milhões, passará pelas principais vias de concreto da capital

A manutenção do pavimento rígido da faixa exclusiva para ônibus da Estrada Parque Taguatinga (EPTG) está em pleno andamento, com intervenções concentradas atualmente na altura do km 5, no sentido Plano Piloto–Taguatinga. A obra integra um amplo programa de revitalização do sistema viário do Distrito Federal e visa melhorar a fluidez e a segurança do transporte público, beneficiando milhares de usuários que utilizam diariamente os coletivos que trafegam pela região.

Com investimento de R$ 13,5 milhões, o contrato prevê a recuperação das principais pistas de concreto da capital federal, com foco em trechos que apresentam desgaste acentuado devido ao tráfego intenso e à ação do tempo. A iniciativa é conduzida pela Secretaria de Obras e Infraestrutura do DF, em parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF).

“O objetivo é garantir melhores condições de deslocamento aos passageiros do transporte coletivo e prolongar a vida útil da infraestrutura existente”, explica o secretário de Obras, Luciano Carvalho. “Além do conforto, a manutenção periódica evita intervenções emergenciais futuras, que são mais caras e impactam mais a rotina dos usuários.”

A faixa exclusiva da EPTG, implantada para dar maior agilidade ao sistema de transporte, é uma das vias mais utilizadas por ônibus e coletivos da região. Por isso, a recuperação do pavimento rígido — feito em placas de concreto — é essencial para manter o padrão de qualidade e segurança desejado.

As intervenções são realizadas por trechos, de forma escalonada, para minimizar os transtornos ao trânsito. Os serviços incluem a substituição de placas danificadas, correção de fissuras, nivelamento e aplicação de novos acabamentos. Durante a execução da obra, desvios sinalizados e apoio de agentes de trânsito auxiliam na orientação dos motoristas.

Além da EPTG, o contrato prevê a recuperação de outros importantes corredores de transporte da capital que também utilizam pavimento rígido, como a Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) e a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA). A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até o fim de 2025.

“Estamos trabalhando com planejamento e responsabilidade para garantir que os serviços sejam entregues com qualidade e dentro do prazo”, afirma o diretor-geral do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior. “É um investimento estratégico que reflete diretamente na mobilidade urbana e no bem-estar da população.”

A obra também tem impacto positivo na redução de custos operacionais do transporte público, já que um pavimento bem conservado reduz o desgaste dos veículos e os riscos de acidentes, além de contribuir para a pontualidade das viagens.

Com a melhoria na infraestrutura viária, o Governo do Distrito Federal reforça seu compromisso com a valorização do transporte público e a oferta de serviços mais eficientes para a população.

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