Escalada no conflito entre Israel e Irã gera aversão ao risco, enquanto investidores aguardam dados de emprego e atividade econômica
Por Kelly Souza
Os mercados globais amanheceram em queda nesta quinta-feira (03/10/2024), em meio à escalada do conflito no Oriente Médio. Israel retaliou com bombardeios a Beirute após o Irã ter lançado 300 mísseis e drones, intensificando as tensões regionais. Esse cenário de instabilidade geopolítica fez com que bolsas na Europa e nos EUA caíssem em torno de 0,6% e 0,3%, respectivamente. O petróleo Brent registrou alta de 2%, alcançando US$ 75,40, refletindo as incertezas sobre o fornecimento da commodity.
Nos Estados Unidos, além do impacto da geopolítica, os investidores estão atentos aos pedidos de seguro-desemprego, que serão divulgados hoje, e ao relatório de emprego (payroll) previsto para amanhã. Esses dados são cruciais para avaliar a saúde econômica do país e podem influenciar as decisões do Federal Reserve sobre taxas de juros.
Enquanto isso, no Brasil, o foco é no cenário fiscal. O Secretário do Tesouro, Rogério Ceron, dará uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira para discutir as metas fiscais e os ajustes necessários para controlar o déficit. Esses fatores, combinados com as expectativas de cortes de juros no Reino Unido, têm impactado os mercados financeiros globais e o dólar, que segue em alta pelo quarto dia consecutivo.