Cuidar da saúde ocular e garantir melhor qualidade de vida para a população idosa. Esse é o objetivo do projeto Um Novo Olhar para a Melhor Idade, que oferece exames oftalmológicos e óculos de grau gratuitamente no Distrito Federal. A iniciativa, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) em parceria com a ONG Renovatio, atenderá 3.500 pessoas idosas ao longo de sete meses.
Os próximos atendimentos serão quinta-feira (13), na Associação de Idosos, em Ceilândia; sexta (14), no Centro de Ensino Médio 01 do Guará; e sábado (15), na Unidade Básica de Saúde (UBS) 03, também no Guará.
![](http://agenciabrasilia.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-11-at-17.02.22.jpeg)
Maria Trindade Ferreira fez exames e descobriu o agravamento de uma catarata: “Esse programa é uma bênção para nós” | Fotos: Hugo Lira/Sejus-DF
Atendimento completo
O projeto oferece uma avaliação oftalmológica detalhada, incluindo exames de acuidade visual, pressão intraocular, autorrefração, retinografia, biomicroscopia, fundoscopia e consulta com oftalmologista. Após a identificação da necessidade de correção visual, os óculos são confeccionados e entregues em até 45 dias em pontos estratégicos das regiões administrativas, como escolas e unidades de pronto atendimento (UPAs).
A aposentada Maria Trindade Ferreira, 83, é uma das beneficiadas pelo programa. “Fiz os exames, ajustei o grau e descobri que minha catarata havia piorado, algo que eu nem imaginava. No final, ainda recebi óculos novos, que vão me ajudar muito no dia a dia. Esse programa é uma bênção para nós”, relatou.
Integrado ao programa Viver 60+, coordenado pela Subsecretaria de Políticas para Pessoas Idosas (Subidoso), o projeto já passou por Planaltina, Água Quente e Brazlândia, atendendo mais de 500 pessoas até o momento.
Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, a ação reforça o compromisso da pasta com a qualidade de vida das pessoas idosas. “A saúde ocular é fundamental para a autonomia e o bem-estar dessa população. Nosso objetivo é garantir inclusão, dignidade e acesso a serviços essenciais, permitindo que essas pessoas enxerguem o mundo com mais clareza e qualidade”, afirmou.
Marcela Passamani: “Nosso objetivo é garantir inclusão, dignidade e acesso a serviços essenciais, permitindo que essas pessoas enxerguem o mundo com mais clareza e qualidade”
Além de Ceilândia e Guará, outras regiões administrativas também receberão o projeto até o fim do semestre, como Sol Nascente, Núcleo Bandeirante, Santa Maria, SIA, Paranoá, São Sebastião e Samambaia. As ações do projeto Um Novo Olhar para a Melhor Idade também ocorrem nas cidades que recebem as edições do GDF Mais Perto do Cidadão.
*Com informações da Sejus-DF
Fonte: Agência Brasília