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Projeto Detran nas Escolas é objeto de estudo em pós-graduação na UnB

O programa Detran nas Escolas foi alvo do estudo O Ensino da Matemática e o Programa Detran nas Escolas como Instrumentos de Formação e Transformação Social: Estratégias para a Diminuição de Mortes de Crianças e Adolescentes no Trajeto Escolar. O trabalho foi defendido pela professora da rede pública de ensino do Distrito Federal, Jeane Quitéria da Conceição Silva, na conclusão do curso de especialização em Metodologias de Ensino em Matemática, na Universidade de Brasília (UnB). O trabalho de pesquisa foi orientado pelo professor e doutor Rui Seimetz. Além do orientador, integrou a banca examinadora o professor e mestre Inácio Antônio Athayde Oliveira.

A escolha do tema teve como fator motivacional a participação de Jeane Quitéria no curso Mobilidade e Trânsito, que capacita professores da rede pública de ensino para trabalhar a temática do trânsito na sala de aula.

No estudo, Jeane Quitéria da Conceição Silva aborda o ensino de matemática a partir de situações cotidianas relacionadas ao trânsito | Foto: Divulgação/Detran-DF

“Participar do curso para mim foi um aprendizado muito importante no sentido de prestar mais atenção ao tema e fazer parte desse grupo de pessoas – pedestres e motoristas – responsáveis e conscientes”, destacou Jeane Quitéria. Na tese, ela aborda como ensinar matemática a partir de situações da vida diária relacionadas ao trânsito, com informações e regras, apresentando os riscos que os estudantes correm no trajeto escolar.

“É possível ilustrar, com os números, estatísticas, quadros, tabelas e gráficos comparativos, as consequências na vida social e econômica de todos os cidadãos em geral, o que afeta diretamente os investimentos e as políticas públicas, o PIB e como as famílias se estruturam antes e após esses acidentes”, esclarece a autora.

Renato Bertolino, um dos coordenadores do programa Detran nas Escolas, assistiu à defesa da tese na UnB. Para ele, “as ações do programa exibem sua eficácia quando, para além da inscrição voluntária da professora no curso Mobilidade e Trânsito, conseguem engajá-la na reflexão dos problemas e soluções do trânsito da nossa cidade. É sempre muito valioso para a instituição ter a oportunidade de desenvolver uma política pública que, no âmbito acadêmico, seja objeto de estudo e pesquisa ”.

Mobilidade e Trânsito

O curso Mobilidade e Trânsito, que integra o programa Detran nas Escolas, capacita professores das escolas públicas e conveniadas da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) para que a temática trânsito e mobilidade segura seja trabalhada em sala de aula desde a primeira infância até o ensino médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desde que foi implantado, em 2017, o programa já capacitou 8.376 professores em parceria com a Unidade-escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape).

São realizadas, anualmente, duas edições do curso. Em março de 2025 serão abertas as inscrições para a 15ª edição, na qual será utilizada uma nova plataforma EAD (versão atualizada do moodle) e os professores receberão um kit com jogos, livro e um caderno de atividades pedagógicas para si e seus estudantes. Outra novidade da próxima edição será a realização de turmas no período noturno para atender aos professores da EJA que trabalham à noite, a fim de que possam fazer o curso no dia e horário de sua coordenação.

*Com informações do Detran-DF

Fonte: Agência Brasília

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