Proposta do deputado Robério Negreiros para criar programa nutricional voltado a autistas avança na CLDF
Compartilhar
A iniciativa busca promover a saúde nutricional, desenvolver dietas adequadas e reduzir comportamentos compulsivos na alimentação
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta quarta-feira (19), o Projeto de Lei 2718/22, de autoria do deputado distrital Robério Negreiros (PSD), que institui um programa de terapia nutricional para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo é promover a saúde por meio de uma abordagem nutricional especializada, envolvendo profissionais das redes pública e privada de saúde, além de desenvolver dietas adequadas para minimizar padrões compulsivos na alimentação.
Ao justificar a proposta, Robério Negreiros destacou que crianças autistas costumam apresentar seletividade alimentar, o que pode resultar em problemas como obesidade e distúrbios gastrointestinais. “Sem uma intervenção nutricional adequada, a restrição alimentar pode se prolongar por anos, comprometendo o estado nutricional, o crescimento e o desenvolvimento da criança”, explicou o parlamentar.
Além de beneficiar diretamente os pacientes, a iniciativa prevê a capacitação contínua de nutricionistas e demais profissionais da saúde, especialmente os da Atenção Básica do SUS, para que possam contribuir de forma mais efetiva para a qualidade de vida das pessoas com TEA. O projeto também busca fomentar pesquisas científicas e acadêmicas sobre a relação entre nutrição e autismo.
O texto agora segue para análise em outras comissões antes de ser submetido ao plenário.