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Quarta edição do Dia do Cidadão faz 400 atendimentos na Rodoviária do Plano Piloto

A Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) realizou 400 atendimentos, durante a quarta edição do Dia do Cidadão, nesta quinta-feira (19). A ação ocorreu na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto e marcou o fechamento do ano de 2024.

A edição trouxe como novidade os serviços da Associação Brasileira de Atenção à Assistência em Saúde (Asbras), que disponibilizou um médico clínico-geral, um enfermeiro para a realização de triagem e uma ambulância para atendimentos de urgência.

O intuito da iniciativa é atender homens em situação de vulnerabilidade, especialmente os desempregados, com dívidas em execução de alimentos, ações de cobrança em geral ou que queiram realizar exames de DNA para reconhecimento de paternidade voluntária. Além disso, houve sessões extrajudiciais de mediação para a efetivação do direito de filiação, paternidade e maternidade. A ação contou com o apoio de uma das Unidades Móveis de Atendimento Itinerante da instituição.

“Além de garantir os direitos básicos dessas pessoas, a Defensoria Pública promove a inclusão social e busca resolver as demandas de forma extrajudicial, reduzindo o número de litígios”

Celestino Chupel, defensor público-geral

Para o defensor público-geral, Celestino Chupel, o Dia do Cidadão tem o potencial de transformar vidas, uma vez que tem impactos não só legais, mas emocionais e sociais. “Além de garantir os direitos básicos dessas pessoas, a Defensoria Pública promove a inclusão social e busca resolver as demandas de forma extrajudicial, reduzindo o número de litígios”, explicou.

O chefe da Assessoria Especial da DPDF e coordenador da ação, Celso Murilo de Britto, destaca o acolhimento que a ação proporciona à população em situação de vulnerabilidade do DF. “O Dia do Cidadão oferece também assistências psicossociais e serviços que influenciam no bem-estar e na saúde dos participantes, como corte de cabelo e barba e consulta com clínico-geral. Isso é fundamental para assegurar a qualidade de vida da população”, frisou.

O auxiliar de limpeza Paulo Mendes da Silva, de 54 anos, esteve no evento em busca de emprego. Desempregado há três meses, o morador do Riacho Fundo é pai de cinco filhos. “Com trabalho, eu terei dinheiro e ocupação. Desejo que as pessoas encontrem o que precisam, pois a DPDF sempre nos dá uma boa assistência”, explicou.

População teve acesso a serviços da Justiça com mais celeridade e menos burocracia | Foto: Lucas Felipe/DPDF

Já Glebson Santos de Araújo, de 42 anos, é morador do Jardim Ingá, em Luziânia (GO), e foi emitir a segunda via do Cartão Prato Cheio, programa social do Governo do Distrito Federal (GDF) para ajudar famílias em situação de insegurança alimentar. “Estou agradecido pelo tratamento que recebi da equipe da instituição. Deram-me a maior atenção e prestaram um apoio que me deixou sem palavras. Esse cartão é o meu presente de Natal”, declarou.

Maria Cleonice da Silva, de 73 anos, é moradora de Taguatinga e veio em busca de uma certidão que informa se há ou não processos em andamento para julgamento no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), a fim de tirar a carteira de identidade. “Meu problema foi resolvido em uma fração de segundo. Eu fui extremamente bem atendida pelas pessoas daqui. Foi tudo magnífico”, comemorou.

*Com informações da DPDF

Fonte: Agência Brasília

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