Aqui News

Reforma da Praça da Bíblia na Candangolândia amplia espaço de convivência para moradores da região

A reforma da Praça da Bíblia, localizada na Quadra 2 da Candangolândia, está em andamento para a criação de um espaço mais acessível e amplo para os moradores da região. Para o avanço da infraestrutura urbana e bem-estar da população o Governo do Distrito Federal (GDF) investiu o valor de R$ 269 mil, que inclui a pavimentação de 1,7 km de calçadas, novo paisagismo e a criação de área propícia para eventos e lazer.

Executada por contrato da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), em parceria com Companhia Energética de Brasília (CEB) e com a Administração Regional da Candangolândia, o projeto atende a uma antiga demanda da comunidade para um espaço de mais acessibilidade e convivência para atividades sociais, culturais e religiosas.

O novo espaço poderá ser usado em eventos de lazer e religiosos, atuando na união da comunidade | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

“Essa praça foi construída em 2007 e nunca passou por uma reforma significativa. Além disso, ela não era utilizada para eventos como deveria ser. Nosso objetivo é recuperar a funcionalidade inicial do espaço, tornando-o um ponto de encontro para atividades sociais, culturais e religiosas”, destaca o administrador regional, Marcos Paulo Alves da Silva.

Entre as principais mudanças estão a retirada de estruturas que dificultavam a realização de eventos, a troca do piso de pedras portuguesas por concreto usinado, a instalação de bancos em áreas sombreadas e a ampliação do espaço útil da praça. A comunidade teve participação ativa no processo.

“Durante encontros com a administração, os moradores pontuaram as principais necessidades e essa colaboração foi essencial, visto que eles serão os maiores beneficiados e têm papel importante na preservação do local”, acrescenta o administrador.

William do Carmo: “Com essa reforma, teremos mais qualidade de vida e segurança, além de um espaço que valoriza nossa convivência”

A Praça da Bíblia foi instituída pela Lei Nº 4.125, de 2 de maio de 2008 e entregue em 28 de novembro do mesmo ano. A área da praça compreende o Calçadão Central da Praça e o Salão Comunitário e tem um valor simbólico e prático para o comerciante William do Carmo, 55 anos, que comemora o investimento do governo. “A praça estava em condições precárias. Com essa reforma, teremos mais qualidade de vida e segurança, além de um espaço que valoriza nossa convivência”, afirma.

Bem-estar

Morador da Candangolândia há 19 anos, Marcelo Batista, 47, celebra a reforma como uma oportunidade de fortalecer os laços comunitários por meio de eventos religiosos. “Sempre tivemos o desejo de realizar cultos e evangelismos, mas a praça não tinha estrutura para isso. Era impossível montar um palco ou algo maior e o espaço acabava vazio. Agora, estamos muito animados para usá-la ao menos uma vez por mês para orar e compartilhar momentos com as pessoas”, relata.

Lana Cristina Nunes Machado poderá retomar os passeios com a mãe, interrompidos devido ao estado precário em que a praça se encontrava

Para a servidora pública Lana Cristina Nunes Machado, 49, a benfeitoria significa a retomada de momentos preciosos com a família. Vizinha da praça, ela costumava passear com a mãe, Maria de Lourdes Nunes Machado, 88, mas os trajetos foram interrompidos devido à precariedade do piso de pedras portuguesas.

“Estamos ansiosas para voltar. A revitalização já era um sonho antigo, e agora temos um espaço de convivência seguro e aconchegante para os moradores. Esse projeto é um grande presente para a nossa comunidade”, destaca Lana.

Fonte: Agência Brasília

Sair da versão mobile