Reforma em via que liga a N2 à S2, na Esplanada dos Ministérios, altera trânsito na região
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O Governo do Distrito Federal iniciou, na terça-feira (4), a reforma da pista que faz a ligação entre as vias N2 e S2, na Esplanada dos Ministérios. O trecho tem 600 metros e costuma ser utilizado por motoristas que desejam seguir da L2 Norte para a L2 Sul – e vice-versa.
Durante as obras, feitas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), o trânsito no local será afetado. Inicialmente, o fluxo de veículos foi interrompido no sentido Norte-Sul. Depois, quando a reforma desse trecho for concluída, a interrupção será feita no sentido Sul-Norte. A orientação é que os motoristas sigam pela parte de cima da Esplanada dos Ministérios. A previsão é de que os trabalhos durem 90 dias, sendo 45 em cada sentido.
A pista, formada por placas de concreto, nunca havia recebido uma reforma desse porte. “Brasília está completando agora 65 anos de idade e começa a chegar em uma idade que, se você não cuidar do que já existe, você vai perdendo o controle”, apontou o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior. “Nós vamos tirar as placas de concreto que estão danificadas e fazer um concreto novo pra ficar com o pavimento totalmente novo e a gente deixar aquela área, que tem tanto tempo já, desde a construção de Brasília, totalmente restaurada”, acrescentou.
Um dos responsáveis pela obra, o engenheiro Jarbas Silva, do DER, detalhou que a área foi toda mapeada. As placas com danos severos serão demolidas enquanto outras ainda terão uma parte aproveitada. “Fora isso, a gente também vai fazer a resselagem das juntas para evitar aquele desconforto na transição de uma placa para outra com o rolamento dos pneus dos veículos. Em conjunto com essa ação, a Novacap [Companhia Urbanizadora da Nova Capital] vai fazer um trabalho de limpeza das bocas de lobo e um tratamento nas placas embaixo dos viadutos e na calçada do canteiro central”, explicou.
A obra na via de ligação integra um conjunto de trabalhos de manutenção de pavimentos de concreto em todo o DF. Outros exemplos são o Buraco do Tatu – que liga o Eixão Norte ao Eixão Sul e onde foi redescoberto o Marco Zero de Brasília – e a faixa exclusiva para ônibus da Estrada Parque Taguatinga (EPTG). O contrato para todas essas reformas prevê investimento de R$ 13,5 milhões.
“O objetivo é prolongar ainda mais a vida útil desse pavimento de concreto e proporcionar mais conforto aos usuários, aos motoristas, porque que a gente vai eliminar todos esses desníveis e deixar as placas mais uniformes”, arrematou o engenheiro.
Fonte: Agência Brasília