Renata Daguiar consolida trajetória de impacto social no DF
Compartilhar
Da atuação comunitária à gestão pública, subsecretária amplia políticas para mulheres, educação, esporte e inclusão social no Distrito Federal
Com foco na ampliação do acesso à educação e ao esporte, no incentivo ao empreendedorismo feminino e na formação cidadã, uma carioca escolheu o Planalto Central como palco para desenvolver um amplo trabalho de transformação social.
Auditora federal de Finanças e Controle do Tesouro Nacional, Renata Daguiar chegou ao Distrito Federal em 2014, após ser aprovada em concurso público. Em 2017, sensibilizada pela realidade dos catadores do antigo Lixão da Estrutural, deu início ao Instituto Reciclando o Futuro. Desde então, a organização já impactou positivamente a trajetória de mais de 40 mil pessoas.
Atualmente, como subsecretária de Promoção das Mulheres da Secretaria da Mulher, Renata ampliou sua atuação por meio da formulação e execução de políticas públicas direcionadas às mulheres do DF. Entre as iniciativas está a criação da Loja Colaborativa Cerrado Feminino, instalada na tradicional Feira da Torre de TV, que oferece às empreendedoras um espaço permanente para comercialização de produtos, além de capacitação e apoio para a conquista da autonomia financeira.
Na esfera governamental, também idealizou ações como o Realize com Pipoca e o Sempre por Elas nas Cidades, programas voltados ao acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade social, com oferta de serviços e atendimentos focados na proteção, no enfrentamento da violência doméstica e no fortalecimento da independência individual.
Em articulação com outros órgãos públicos, coordenou ainda o Natal Solidário, que beneficiou mais de 400 famílias de Ceilândia e Sol Nascente/Pôr do Sol. A iniciativa proporcionou um dia especial às crianças, com distribuição de presentes, lanche e atividades recreativas.
Mesmo afastada formalmente da gestão do Reciclando o Futuro, Renata Daguiar continuou acompanhando de perto as ações do instituto que fundou há quase dez anos. Entre os avanços recentes estão a abertura de novas unidades em áreas de maior vulnerabilidade social, como Riacho Fundo II e Candangolândia, a inauguração de um novo espaço na Estrutural e a ampliação da unidade de Samambaia. Outras duas unidades devem iniciar suas atividades em janeiro de 2026.
Outro destaque foi o sucesso do Capacita DF, cursinho preparatório gratuito que já contribuiu para a aprovação de 400 alunos em concursos públicos, viabilizando o acesso ao serviço público para pessoas de diferentes realidades sociais.
Renata também articulou parcerias com clínicas de saúde para viabilizar o projeto DIU Social, que possibilita, todos os meses, a implantação do contraceptivo em 40 mulheres em situação de vulnerabilidade financeira, promovendo o planejamento familiar e ampliando oportunidades pessoais e profissionais.
“Foi um período de muitas conquistas, o que me deixa extremamente satisfeita. Para 2026, o compromisso é seguir ampliando e garantindo direitos sociais para quem mais precisa. Vou continuar trabalhando com dedicação para assegurar que os cidadãos do DF tenham proteção social, acesso à educação e ao esporte, e condições reais de alcançar seus objetivos de vida”, afirma Renata Daguiar.

