Roosevelt cobra urgência na votação de projeto que prevê câmeras em escolas do DF
Compartilhar
Deputado defende medida como instrumento de prevenção à violência e reforço da segurança para alunos e profissionais da educação
O deputado distrital Roosevelt Vilela defendeu nesta terça-feira (8), durante sessão plenária da Câmara Legislativa do Distrito Federal, a urgência na votação do Projeto de Lei nº 1211/2024, de sua autoria em conjunto com o deputado Thiago Manzoni. A proposta obriga a instalação de câmeras de videomonitoramento em todas as escolas públicas e particulares do Distrito Federal, incluindo salas de aula, com o objetivo de reforçar a segurança de alunos, professores e toda a comunidade escolar.
O parlamentar solicitou a inclusão imediata do projeto na pauta de votação, destacando a necessidade de respostas rápidas diante dos casos recentes de violência e abusos registrados dentro de instituições de ensino. Para Roosevelt, a medida representa uma ferramenta importante de prevenção e transparência.
“Nós precisamos agir antes que novos casos aconteçam. As câmeras são uma ferramenta de proteção para nossas crianças, nossos professores e toda a comunidade escolar. Segurança não pode esperar”, afirmou o deputado.
Segundo ele, além de ajudar na apuração de eventuais ocorrências, o sistema de monitoramento também tem caráter preventivo, coibindo práticas de violência física, psicológica ou sexual nas escolas. A proposta vem ganhando apoio entre parlamentares e representantes da sociedade civil, especialmente pais e responsáveis, que veem na iniciativa uma forma de garantir mais tranquilidade e confiança no ambiente escolar.
A expectativa é que o projeto seja apreciado em breve pelo plenário da CLDF, podendo se tornar mais um instrumento de fortalecimento das políticas de segurança e proteção às crianças e adolescentes no DF.