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Saúde Mais Perto do Cidadão – Minha Saúde chega ao Paranoá com previsão de 20 mil atendimentos

“Em uma manhã eu resolvi pendências que demorariam”, comemorou a moradora do Itapoã Isabel Rosa, de 56 anos, no primeiro dia do projeto Saúde Mais Perto do Cidadão – Minha Saúde. Com início nesta quarta-feira (27), no Paranoá, o projeto itinerante reforça a oferta de atendimentos públicos gratuitos em saúde, com humanização e eficiência, e visa alcançar uma média de 18 a 20 mil atendimentos na região.

Aaté sábado (30), o Saúde Mais Perto do Cidadão – Minha Saúde oferecerá atendimentos médicos em diversas especialidades e exames no Paranoá | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

Isabel Rosa chegou cedo e conseguiu marcar prontamente os exames de que precisava nas especialidades de ginecologia e oftalmologia, além da realização de um exame de mamografia. “Eu creio que isso foi um milagre de Deus para minha vida, porque eu estava precisando muito”, declarou a dona de casa.

Toda a estrutura está montada no estacionamento da Administração do Paranoá, em uma área de 4 mil m². Durante quatro dias serão ofertados no atendimentos públicos gratuitos nas áreas de clínica médica, nutrição, psicologia, serviço social, ginecologia, nefrologia, cardiologia, endocrinologia, oftalmologia, urologia e mastologia, além de exames de eletrocardiograma, mamografia e ultrassonografia.

“Eu creio que isso foi um milagre de Deus para minha vida, porque eu estava precisando muito”, afirma Isabel Rosa, que chegou cedo e conseguiu marcar exames que precisava nas áreas de ginecologia e oftalmologia

Para acessar os serviços, basta que o cidadão apresente a carteira de identidade, o CPF e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Também é preciso informar um número de telefone para contato. O programa itinerante GDF tem recursos oriundos de emendas parlamentares do deputado federal Gilvan Máximo. A próxima edição está prevista para Ceilândia, entre 11 e 14 de dezembro.

Atendimento humanizado

Na recepção, os pacientes são encaminhados para atendimento com um médico geral. “Nós fazemos uma pré-triagem, para dar o encaminhamento correto ao cidadão para a especialidade necessária”, explica o médico generalista Felipe Cruciol. A organização garante mais assertividade e eficiência no atendimento. Além disso, a população pode contar com um serviço humanizado e preventivo. “A gente aproveita para direcionar os pacientes sobre diversos cuidados necessários com a saúde”, comenta o profissional de saúde.

Criado em agosto, o Saúde Mais Perto do Cidadão – Minha Saúde já realizou mais de 120 mil atendimentos em várias regiões administrativas do Distrito Federal

Felipe participa do projeto desde agosto e se sente realizado em acompanhar a saúde da população do DF: “Acredito que como profissionais de saúde temos, além do exercício da medicina, uma função social a exercer”.

Os pacientes chegam com demandas variadas: “Como a renovação de receita, de medicação de uso contínuo para tratamento de hipertensão, diabetes e outras comorbidades crônicas que necessitam de tratamento”. O médico também destaca a procura pela a realização de exames ortopédicos, ultrassonografias, entre outros. “Questões que podem ser resolvidas com uma medicina humana e focada em evidências”, ressalta Cruciol.

Os resultados dos exames feitos no Saúde Mais Perto do Cidadão – Minha Saúde podem ser retirados no local da coleta a partir do dia seguinte. Eles também poderão ser enviados via WhatsApp (61 99812-6936), pelo sistema do laboratório de forma automática assim que concluídos e liberados.

Para consultar o resultado via WhatsApp, basta encaminhar uma foto do documento de identificação e aguardar o envio do laudo em PDF ou via link. A senha do link é a data de nascimento do próprio paciente. O prazo para entrega dos exames de sangue é de 48 horas, para os de urina, 72 horas e Prevenção (PCCU) é de 15 dias.

Agilidade nos serviços

“A gente vem, passa nos médicos e consegue fazer os exames. Eu recomendo demais o serviço”, diz a dona de casa Joelma Araújo

Com a realização de exames pré-cirúrgicos, o aposentado Rubem Gustavo Vargas, 56, aposentado, espera agilizar uma cirurgia que está agendada no Hospital do Paranoá. “Realizei os exames de eletrocardiograma e vias urinárias e após os resultados deles, a cirurgia com certeza deve sair”, diz esperançoso. Atendido inicialmente em São Sebastião, região onde mora, ele ficou sabendo da continuidade do projeto no Paranoá e concluiu as pendências por lá. “A regularidade da iniciativa ajuda demais quem tem necessidade de agilizar alguns procedimentos”, explica Rubem.

Também moradora de São Sebastião, Joelma Araújo, 40, não teve dificuldades para conseguir atendimento e indica o serviço. “Só precisa ficar um tempo na fila e pronto. A gente vem, passa nos médicos e consegue fazer os exames. Eu recomendo demais o serviço. Vale a pena”, recomenda a dona de casa, que realizou um exame de abdome total.

Projeto

Criado em agosto, o Saúde Mais Perto do Cidadão – Minha Saúde já realizou mais de 120 mil atendimentos em várias regiões administrativas do Distrito Federal. A última cidade visitada pela iniciativa foi São Sebastião. Antes, receberam o projeto as regiões administrativas de Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Samambaia, Riacho Fundo II, Recanto das Emas e Gama. Ainda estão previstas edições em Brazlândia, Planaltina, Arapoanga, Sobradinho II e no Itapoã.

Fonte: Agência Brasília

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