20.6 C
Distrito Federal
quinta-feira, 24 junho, 2021 - 22:21 PM

Cães alegram a vida dos pacientes do Hospital de Apoio de Brasília

Quando chega a quinta-feira o Branco logo fica ansioso, esperando pela hora de ir para o trabalho no hospital. Ao chegar, o comportamento muda. Ele fica calmo, obediente e paciencioso. Branco é um cão da raça samoieda, um dos quase 40 animais da instituição Pet Amigo, que a visita em alguns hospitais da rede pública e casas de repouso.

Nesta quinta-feira (28), Branco e os colegas Benty (dachshund), Bia (shitsu) e Chanel (spitz alemão) visitaram os pacientes do Hospital de Apoio de Brasília, que já estavam aguardando os convidados especiais. “Na semana passa, a Regina não quis ir para casa na quinta-feira. Preferiu ir na sexta, esperando a visita dos cachorros. Ela adora cachorro”, contou seu Manoel Ferreira dos Santos, 43, esposo de Regina Lopes Rodrigues, 37. Ela realiza tratamento paliativo no HAB há um mês. O Branco foi o primeiro a receber o carinho da paciente, que, depois, pegou o Benty no colo e, por último, se despediu da Bia com muitos abraços.

Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF

ALEGRIA – De acordo com o diretor do hospital, Alexandre Lyra, “os pacientes, em especial as crianças e os da Ala A (paliativos), gostam muito da visita dos animais. A gente vê o brilho nos olhos deles quando chegam os cães. Com a visão de médico, a gente vê a alegria dos pacientes e dos acompanhantes e isso ajuda a todos no hospital”.

O trabalho de visitação é organizado e realizado pela Associação Pet Amigo, que atua no hospital desde 2016. As visitas acontecem a cada 15 dias. A presidente interina, Cristiana Pereira Moreira, explica que, “para o cão realizar esse trabalho, ele passa por uma seleção para verificar a obediência, a docilidade, os comandos básicos, como sentar, parar, entre outros. Todos os cães passam por avaliação veterinária também. Qualquer raça pode participar do Pet Amigo”, esclareceu.

A associação conta com cerca de 50 voluntários, organizados em escalas para realizar as visitas. Além do Hospital de Apoio de Brasília, a Pet Amigo também leva os animais para visitas no Hospital Materno Infantil de Brasília, no Lar dos Velhinhos Maria Madalena e em outras casas de repousos privadas.

Josiane Canterle, da Agência Saúde

Continue Lendo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redes Sociais

22,042FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -