28 C
Distrito Federal
segunda-feira, 12 abril, 2021 - 16:52 PM

Conass realiza assembleia com novos dirigentes

Na pauta, temas como a organização das Redes de Atenção à Saúde no SUS

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) realizou, nesta quarta-feira (24), a quinta assembleia da entidade, com a participação dos novos dirigentes recém-empossados para a gestão 2019/2020. Entre eles, o secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, escolhido como representante do conselho na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Okumoto se candidatou à vaga por já ter experiência no setor de registro de medicamentos. As eleições ocorreram em 27 de março deste ano, com a posse na noite desta terça-feira (23).

“Ontem, foi a posse dos novos integrantes do Conass e, hoje, seguimos as pautas normais da assembleia, para deliberar sobre as questões mais importantes relacionadas à saúde”, afirmou Okumoto.

TEMAS – A primeira pauta discutida pelos secretários foi a organização das Redes de Atenção à Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos focos foi o papel da Atenção Primária em fomentar e apoiar o autocuidado dos usuários do SUS. Também serão abordadas a regionalização e planificação das unidades de saúde no país.

“São muitos temas para serem encaminhados. Vamos ter, ao longo deste e do próximo ano, muito trabalho”, ressaltou o novo presidente do Conass, Alberto Beltrame.

Desde o início do ano, o colegiado conta com 20 novos secretários e sete remanescentes de gestões anteriores. Entre eles, também foram escolhidos cinco vice-presidentes para representar as regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul.

DIRETORIA – De acordo com o estatuto do conselho, cabe aos gestores estaduais, que compõem a diretoria, representar o Conass nas reuniões da Comissão Intergestores Tripartite (CIT).

Compete a eles, ainda, “a representação política, a supervisão das demais instâncias e a administração do Conass, assim como o exercício pleno de suas competências no início do mandato dos governos estaduais”.

Leandro Cipriano, da Agência Saúde

Continue Lendo

Redes Sociais

21,793FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -