15.6 C
Distrito Federal
terça-feira, 22 junho, 2021 - 23:56 PM

Dueto de violoncelo encanta pacientes e servidores da UPA de Sobradinho

Iniciativa faz parte do projeto Concerto da Saúde

Mesmo com dificuldades respiratórias, o paciente Antônio Mendes, 84 anos, quis sair de seu leito na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sobradinho para ver a apresentação do dueto de violoncelo da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, nesta sexta-feira (26), na unidade. Usando uma extensão para seu ponto de oxigênio, Antônio pode acompanhar o concerto e ainda pediu para tocarem Feira de Caruaru, de Luiz Gonzaga. “Foi maravilhoso”, disse, emocionado.

Assim como ele, outros pacientes e servidores ficaram encantados com as músicas tocadas pelo dueto. A ação faz parte do projeto “Concertos da Saúde”, fruto de uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Cultura que, este ano, está priorizando as UPAs. O objetivo é levar arte e cultura, além de humanização, aos pacientes e servidores das unidades de saúde do Distrito Federal.

“Por mim, fariam toda semana. É a primeira vez que fazem algo do tipo aqui”, contou a técnica de enfermagem Lurdes Santos, que acompanhava Antônio e o ajudou a se locomover até o local da apresentação. “A música traz alegria para todos, sejam servidores ou pacientes. Alivia a dor e também a alma. Precisamos disso para nossas vidas”, ressaltou ela.

Emocionada ao ouvir Luiz Gonzaga, a paciente Josefa Gomes, 66 anos, disse acreditar que o evento é uma oportunidade de os pacientes se esquecerem, por um momento, do tratamento de saúde. Ela está internada há três dias na UPA, com problemas de coração. “Achei lindo. Com a música, acabei me lembrando dos tempos em que era mais nova. Acabei esquecendo que estava doente, por um instante”, brincou.

Para a gerente da UPA de Sobradinho, Telma Moreira, o projeto é de uma valia imensurável. “É um momento em que percebemos que aquela dor do paciente é minimizada de alguma forma. Ao mesmo tempo, também alcança os servidores e ajuda a quebrar a rotina. É gratificante para todos”, declarou.

MÚSICAS – Na ocasião, os músicos Ocelo Mendonça e Gidesmir Alves atenderam aos pedidos de pacientes e servidores, que solicitaram músicas como Asa Branca, de Luiz Gonzaga, e Batendo na porta do Céu, na versão de Zé Ramalho de Knockin’ on Heaven’s Door. Também não faltaram outros clássicos, como Ave Maria e Como é grande o meu amor por você, do rei Roberto Carlos.

Os eventos do Concertos da Saúde estão programados para acontecer a cada 15 dias, em locais diferentes, sendo prioridade percorrer as UPAs neste primeiro semestre e, em seguida, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O projeto teve início no ano passado e, na época, passou por 15 hospitais da rede pública de saúde.

Leandro Cipriano, da Agência Saúde

Continue Lendo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redes Sociais

22,042FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -