- PUBLICIDADE -

Inédito: Primeira Cirurgia do Diabetes tipo II será realizada no HRAN e transmitida ao vivo

O Dr Renato Teixeira Lima (foto) é o Coordenador e cirurgião do Serviço de Cirurgia do diabete do DF. Cirurgia é inédita no país e será transmitida ao vivo no dia 25/06 a partir das 10:00 horas para os convidados no auditório do HRAN

“O objetivo da criação desse serviço de cirurgia do diabete é oferecer uma opção segura e efetiva para o paciente com diabetes tipo 2, não obeso grave, antes que ele venha a morrer ou ter sequelas na inefetividade do tratamento clínico”, afirmou o Dr Renato Teixeira, protagonista da cirurgia.

O DF se iguala a grandes serviços e universidades internacionais com a criação desse serviço e no Brasil é pioneiro ao realizar a primeira cirurgia desse tipo, fora de forma experimental, no SUS.

Por ser um procedimento inédito, a presença de autoridades e especialistas está sendo aguardada e já estão confirmadas a presença do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, do Governador do DF Ibaneis Rocha (MDB) e do Secretário de Saúde do DF Osnei Okumoto.

A doença

O diabete é uma doença caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose no sangue, sendo a primeira ou segunda causa de morte não traumática no mundo.

Existem os tipo 1 e o tipo 2 dessa doença. No tipo 1 a pessoa já nasce com a doença devido a alterações no pâncreas. No tipo 2 a pessoa adquire a doença, devido, geralmente, a predisposição e associação a obesidade.

A prevalência de obesidade no Brasil é de 10%, afetando cerca de 450 mil pessoas no Distrito Federal e Entorno e atingindo cada vez mais as crianças.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) decretou estado de epidemia dessa doença, devido ao grande aumento do número de casos diagnosticados por ano, sendo projetado um aumento de cerca de 70% em 15 anos se nada for feito.

O diabete tipo 2, ao contrário do que muitos pensam, tem uma mortalidade e sequelas maior do que o tipo 1.

Números no Brasil:

  • A cada 1000 pessoas com diabete tipo ii, 27 morrem por ano devido a infarto do miocárdio;
  • Metade das pessoas com diabete tipo 2 vão desenvolver doença renal grave;
  • 80% das pessoas em hemodiálise tem diabete;
  • Um paciente a cada dez terá comprometimento grave da visão;
  • É a principal causa de cegueira;
  • A amputação é vinte vezes mais comum em pacientes com diabete; O SUS gasta cerca de 1 bilhão de reais somente com três medicamentos, sendo eles a Metformina, Glibenclamida e Insulinas.

Fonte: Blog do Poliglota

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -