12.6 C
Distrito Federal
domingo, 25 julho, 2021 - 07:26 AM

Medicina ganha destaque em meio à pandemia

No Dia do Médico, profissionais da área são lembrados pela dedicação com que atuam em diferentes especialidades

Comemorado em vários países em 18 de outubro, o Dia do Médico também é a data em que a Igreja Católica celebra São Lucas, padroeiro da categoria |Arte: Divulgação/SES

O dia 18 de outubro é reservado no calendário para homenagear os médicos, o papel deles na promoção da saúde da população. A categoria se mostra incansável em orientação para uma vida saudável, prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças. Comemorada em vários países, a data – também celebrada pela Igreja Católica como Dia de São Lucas, padroeiro dos médicos – ganha destaque, este ano, em meio ao enfrentamento da pandemia de Covid-19.

“Tenho o maior prazer em dizer que os médicos da nossa rede pública salvam vidas, são pessoas muito importantes e possibilitam um atendimento de qualidade e segurança ao paciente”, ressalta o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

Dedicação constante

“O paciente precisa sempre da figura do médico, aquele que tem a dedicação como parte da sua formação, aquele que abdica do seu tempo de vida, do contato com a família”, reforça o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Petrus Sanchez. “Ser médico é fazer uma entrega. É com todo louvor que parabenizamos todos esses profissionais.”

Médica do Sistema Único de Saúde (SUS) há 30 anos e atuando no DF há duas décadas, a superintendente da Região de Saúde Oeste, Lucilene Florêncio, é especializada em ginecologia e obstetrícia –  área que define como “o momento mais sublime, que é o nascimento, a vida”.

Sobre o desafio de coordenar uma região populosa e com alto índice de vulnerabilidade, ela se mostra confiante por trabalhar junto a uma equipe que, conforme sua avaliação, exerce a medicina com amor. É com essa mesma dedicação que ela atua. “Sou muito feliz e grata a Deus por ter me permitido sair de uma cidade do interior e passar do em vários lugares do país dando minha contribuição”, comemora.

Com informações da SES

Continue Lendo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redes Sociais

22,042FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -