21.5 C
Distrito Federal
domingo, 28 fevereiro, 2021 - 21:07 PM

Saiba quando fazer exames após manter relação sexual desprotegida

Após expor a saúde em uma relação sexual desprotegida, é fundamental realizar exames para diagnosticar possíveis Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Porém, é necessário esperar o prazo da janela imunológica, que é o intervalo de tempo decorrido entre o contato com o vírus até a primeira detecção de antígeno ou anticorpo produzido pelo sistema de defesa do organismo.

“Para o diagnóstico de sífilis e HIV, deve-se aguardar um intervalo de 30 dias após a exposição para realizar a testagem. Na investigação das hepatites B e C, são necessários pelo menos 60 dias após o contato inicial com o vírus”, informa a gerente de Vigilância de Infecções Sexualmente Transmissíveis da Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS), da Secretaria de Saúde do DF, Rosângela Ribeiro.

Segundo ela, se o exame para a detecção de anticorpos for realizado durante o período da janela imunológica, recomenda-se que, nos casos com resultados não reagentes em que permaneça a suspeita de infecção, a testagem seja repetida após 30 dias, com a coleta de uma nova amostra.

“É importante ressaltar que, no período de janela imunológica, o vírus do HIV já pode ser transmitido, mesmo quando o resultado do teste for não reagente”, alerta.

Fotos: Rodrigo Nunes/Ministério da Saúde

ONDE FAZER – Os testes rápidos para diagnóstico de HIV, sífilis, hepatites B e C podem ser feitos, gratuitamente, em todas as unidades básicas de saúde, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Os exames são práticos e de fácil execução. Basta coletar uma gota de sangue. A resposta sai em, no máximo, 30 minutos.

“Após realizar o teste, o usuário é orientado a aguardar o resultado. Durante o atendimento, os profissionais realizam o acolhimento e o aconselhamento. O usuário deve reservar pelo menos uma hora para receber todo o atendimento”, destaca a gerente.

Os testes para diagnóstico das ISTs podem ser realizados, também, por exames laboratoriais, disponíveis nos laboratórios regionais da rede pública de saúde. Outro local é o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que funciona na Rodoviária do Plano Piloto, que dispõe de testes rápidos para diagnóstico do HIV, sífilis e hepatites B e C.

SERVIÇO

CTA – Funciona de segunda a quinta-feira, das 7h às 21h, e às sextas, das 7h às18h, no Mezanino da Rodoviária do Plano Piloto.

UBS – Confira aqui os endereços. Os horários dependem da necessidade local e da demanda da região.

Ailane Silva, da Agência Saúde

Continue Lendo

Redes Sociais

21,597FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -