- PUBLICIDADE -

Secretário de Saúde recebe homenagem durante Congresso de Farmácia

Osnei Okumoto é farmacêutico e recebeu comenda por serviços prestados à sociedade

O secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, foi agraciado com a Comenda do Mérito Farmacêutico, na solenidade de abertura do I Congresso de Ciências Farmacêuticas do Centro-Oeste. A homenagem destina-se a profissionais da área farmacêutica que prestaram serviços relevantes à sociedade e à profissão.

“É uma honra estar no Distrito Federal e poder contar com tantos farmacêuticos brilhantes trabalhando com afinco nas unidades da nossa rede”, disse o secretário, durante a solenidade.

Ele ressaltou que, atualmente, muitos gestores da Secretaria de Saúde são farmacêuticos. “No conselho do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal, dos 10 conselheiros, seis são de Farmácia. Nossa subsecretária de Vigilância à Saúde é farmacêutica. E soube que nosso corregedor também. Nenhum deles foi indicação minha, mas, sim, escolhidos por competência”, frisou Okumoto.

O secretário destacou, ainda, que tem observado o crescimento da Farmácia Clínica e o respeito de demais colegas a este profissional.

TRAJETÓRIA – Osnei Okumoto é formado em Farmácia pela Universidade Estadual de Maringá, no Paraná, onde participou do movimento estudantil dentro do centro acadêmico, com forte participação política.

Em sua cidade natal, Campo Grande, atuou na Hematologia e logo foi convidado para o Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul, onde foi presidente, vice-presidente, secretário e tesoureiro. Hoje, ainda é suplente no Conselho Federal de Farmácia, representando seu estado natal.

Em Brasília, atuou no Ministério da Saúde até ser convidado para chefiar a Secretaria de Saúde.

“Tenho imensa paixão pela minha profissão. E tive, graças a Deus, muita sorte, o que me possibilitou um bom caminho, sempre alavancado pela parte técnica”, disse. Essa é a quinta comenda que ele recebe ao longo da carreira.

EVENTO – O evento, promovido pelo Conselho Regional de Farmácia do DF em parceria com os conselhos de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, acontece até 27 de abril e tem como tema “A integralidade do cuidado farmacêutico”.

“Resolvemos fazer este congresso no ano em que comemoramos nosso Jubileu de Ouro. E aproveitamos a oportunidade para homenagear pessoas que contribuíram para a profissão”, disse a presidente do CRF/DF, Gilcilene Chaer.

Além de Osnei Okumoto, foram homenageados a farmacêutica comunitária Carolina; a farmacêutica do Ministério da Saúde, Nathália Lobão; e Osório Paiva, representando todos os ex-presidentes do Conselho Regional de Farmácia.

O congresso contará com mesas redondas, palestras, rodas de conversa e minicursos sobre conteúdos técnico-científicos das mais diversas áreas de atuação da Farmácia, e englobará outros eventos nos segmentos Farmácia Clínica, Hospitalar, Análises Clínicas, Magistral, Farmácia Estética e Cosmética, Nutracêuticos, dentre outros.

O objetivo do congresso é promover o aperfeiçoamento técnico dos profissionais já formados e dos estudantes que estão em formação. De acordo com o CRF/DF, são mais de 8 mil profissionais cadastrados na autarquia.

Na Secretaria de Saúde, são 578 farmacêuticos, 269 deles atuando em laboratórios de análises clínicas e 309 em farmácias nos níveis de complexidade do componente básico, componente especializado e atenção especializada da assistência farmacêutica.

Alline Martins, da Agência Saúde

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

- PUBLICIDADE -

Mais Lidas

- PUBLICIDADE -