17.6 C
Distrito Federal
sexta-feira, 23 julho, 2021 - 23:19 PM

Vale do Amanhecer e Paranoá ganharão novas unidades básicas de saúde

A previsão é de que sejam entregues à população dentro de 13 meses

Mais duas regiões do Distrito Federal vão receber novas unidades básicas de saúde. Vale do Amanhecer e Paranoá tiveram contratos de obras assinados e publicados no Diário Oficial do DF nesta sexta-feira (17). A previsão é de que sejam entregues à população dentro de 13 meses.

As duas fazem parte de um total de cinco novas unidades básicas de saúde já licitadas. Foram assinados contratos para a construção de uma no Sol Nascente e outra no Jardins Mangueiral. Na próxima semana, está prevista a assinatura do contrato de mais uma, no Buritizinho, na Região de Saúde Norte.

O secretário de Saúde, Francisco Araújo, disse que “a construção dessas novas unidades de saúde atendem determinação do governador Ibaneis para ampliação e humanização do atendimento à população”. Ele lembrou que, além dessas cinco UBS, a secretaria também vai entregar, ainda este ano, por meio do IGESDF, sete novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

O diretor de Organização de Serviços de Atenção Primária, Maurício Fiorenza,  explica que “todas essas UBS são do tipo II, ou seja, comportam entre quatro e cinco equipes de estratégia de saúde da família e oferecem serviços de laboratório, odontologia, sala de acolhimento, vacinação e farmácia”. O funcionamento será de 7h às 19h, de segunda à sexta, e aos sábados, das 7h às 13h.

Maurício destaca que as UBS do Paranoá e do Vale do Amanhecer terão capacidade para atender, cada uma, cerca de 15 mil pessoas. Ambas as regiões são bem carentes e as novas unidades aumentarão a cobertura local de estratégia de saúde da família”, diz o diretor.

A construção da UBS do Vale do Amanhecer custará R$ 3.106.000,00. Já na unidade do Paranoá, a obra foi orçada em R$ 3.172.861,51.

Cobertura

 Atualmente, a Região de Saúde Leste, que contempla o Paranoá, conta com 28 unidades básicas de saúde, com 79% de cobertura de estratégia de saúde da família.

“No Paranoá, temos oito UBSs, sendo cinco rurais, e essa nova virá para atender ao Paranoá Parque, área de moradias de interesse social, com cerca de 24 mil pessoas”, observa o diretor de Atenção Primária da região, Wallace dos Santos.

Na Região de Saúde Norte, onde ficará a unidade do Vale do Amanhecer, há 34 UBS, sendo 20 em Planaltina, seis em Sobradinho, outras seis em Sobradinho II e duas na Fercal. A cobertura de saúde da família é de 53,7%.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Informações da Agência Brasília.

Continue Lendo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Redes Sociais

22,042FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever
- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -